A origem do conceito de prisão como pena teve seu início em mosteiros no período da Idade Média. ... Têm-se em relação à execução das penas privativas de liberdade três sistemas penitenciários: o sistema Filadélfia (ou celular), o de Auburn (silent system) e, por fim, o sistema Progressivo (inglês ou irlandês).
Penas como o espancamento não eram estranhas. ... A pena neste período significava apenas vingança, retribuição ura e feroz a alguma injuria cometida, esta, aplicada a maioria das vezes de forma desproporcional a dimensão do delito, dado que a justiça era legitimada pelo sangue e mantida pela prevalência dos mais fortes.
A pena teve origem nas comunidades primitivas, os clãs ou bandos viram uma necessidade de estabelecer regras de convivência e determinavam suas regras e, aqueles que não cumpriam era punidos, não existia uma pessoa responsável pelo poder de punir ou julgar, não tinha investigação para saber o que teria ocorrido, apenas ...
Origem da Pena Privativa de Liberdade Esse era o período da Vingança Penal. A sociedade era muito ligada ao sobrenatural, justificando atos da natureza como atitudes tomadas por divindades, estas divindades eram chamadas de Totens, impunham respeito e as violações às obrigações resultavam em castigos.
Não há uma data certa de quando surgiu a primeira cadeia. Desde a Antiguidade, o homem já confinava em jaulas e porões, ou mesmo amarrava em postes, os indivíduos que causavam desordens à comunidade. ... Ainda que sejam distintas das masmorras medievais, apenas parte das cadeias contemporâneas oferecem condições justas.
Conforme Cezar Roberto Bitencourt[27], a Rússia foi pioneira a inserir em sua legislação penal as penas alternativas, com prestação de serviços à comunidade. No Brasil, a possibilidade de penas alternativas surge a partir do Decreto-Lei n.º 2.
As penas restritivas de direitos também são chamadas de penas “alternativas”, pois são uma alternativa à prisão, em vez de ficarem encarcerados, os condenados sofrerão limitações em alguns direitos como forma de cumprir a pena. ...
45 do Código Penal, o juiz pode substituir a pena de prestação pecuniária, presentes certas circunstâncias, por "prestação de outra natureza" (pena alternativa inominada). ... Na condenação igual ou inferior a um ano, a pena privativa de liberdade poderá ser substituída por uma multa ou por uma pena restritiva de direito.
Regra 1 Todos os reclusos devem ser tratados com o respeito inerente ao valor e dignidade do ser humano. Nenhum recluso deverá ser submetido a tor- tura ou outras penas ou a tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes e deverá ser protegido de tais atos, não sendo estes justificáveis em qualquer circunstância.