Resposta. Resposta: o compoetamento humanos,preconceito,racismo,desigualdade social .
O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
Resposta. Se a situação afeta direta ou indiretamente algumas pessoas ou grande parte delas, essa situação é considerada um problema social.
Essa transição urbana tem acontecido em magnitude e velocidade muito maiores do que registrados em épocas anteriores, sendo que essa movimentação e acomodação maciça de pessoas permitem apresentação de problemas como à concentração do desemprego e do subemprego, o crescimento das favelas, o aumento da violência e da ...
Acreditamos que os recentes conflitos nas cidades – a partir dos movimentos de trabalhadores sem-teto ocupando prédios abandonados ou, por outro lado, da ação dos promotores imobiliários, que tem investido em áreas da cidade que estavam por eles esquecidas, gerando mudanças na forma de uso e de apropriação do espaço ...
Falar de Qualidade de Vida Urbana, significa preocupar-se com o bem-estar geral da população que vive nas cidades, cidades essas bem diferentes das do passado, bem mais complexas e heterogéneas, mas que representam o maior habitat da população em todo o mundo.
O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
População urbana: Povo que vivem na cidade. População rural: Povo que vivem no campo.
1. Relativo ou pertencente ao campo ou à vida agrícola. 2. Rústico, agrícola, campesino.
O Censo 2010 mostra também que a população é mais urbanizada que há 10 anos: em 2000, 81% dos brasileiros viviam em áreas urbanas, agora são 84%. Em 2010, apenas 15,65% da população (pessoas) viviam em situação rural, contra 84,35% em situação urbana (pessoas).
maio de 2007
Para se ter uma ideia, no Censo do IBGE¹ de 2010, o país possuía uma população de aproximadamente 191 milhões de habitantes, desses, cerca de 161 milhões viviam nas zonas urbanas, enquanto que apenas 29 milhões viviam na zona rural.
pessoas
A população urbana soma (84,35%) pessoas. De acordo com Eduardo Pereira Nunes, presidente do IBGE, o número de pessoas que vivem no campo está estável desde a década de 1940. Naquela época, a população brasileira era de aproximadamente 41 milhões de pessoas e 30 milhões viviam em zona rural.
Em 23 de maio de 2007, a população urbana ultrapassou a rural. Os especialistas calculam que 3.pessoas vivam nas cidades, enquanto que 3.estejam no campo. Esses números são imprecisos porque não derivam de um censo, mas de projeções feitas por especialistas.
Fonte: IBGE, Censos Demográficos de 1980, 1991, 2000 e 2010, e Contagem da População 1996....População Brasileira Total (em mil pessoas) – 1980 a 2010.
Entre 2000 e 2010, o crescimento populacional não ocorreu de maneira uniforme entre as regiões e os estados. As maiores taxas médias geométricas de crescimento anual ocorreram nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde a componente migratória e a maior fecundidade contribuíram para o crescimento diferencial.