O principal grupo que protagoniza, atualmente, os países emergentes seria o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), embora os russos frequentemente sejam classificados como uma economia em transição para o desenvolvimento, um assunto que gera muitas controvérsias.
Ásia
No continente americano: México, Brasil e Argentina são usualmente classificados como países emergentes ou países de mercado em crescimento.
O G20 Desenvolvimento possui, atualmente, 23 países-membros: cinco países da África (África do Sul, Egito, Nigéria, Tanzânia e Zimbábue), seis da Ásia (China, Filipinas, Índia, Indonésia, Paquistão e Tailândia) e 12 da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, ...
Resposta. Resposta: São denominados assim pois são paises em desenvolvimento, crescendo. Para simbolizar, uma pessoa emergente é aquela que sai de uma situação financeira ruim e se torna uma pessoa rica.
Veja abaixo alguns países classificados pela ONU como subdesenvolvidos:
O QUE IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DOS PAÍSES DO TERCEIRO MUNDO? ... A independência política não é suficiente para os países do terceiro mundo escaparem da dependência capitalista. Um dos principais problemas é a forma como os países ricos se relacionam com os países pobres.
Resposta. Resposta: o baixo desenvolvimento em educação e saúde,além da distribuiçao de dinheiro na populaçao desequilíbrado.
Além da formação de favelas, observamos alguns fenômenos urbanos nas cidades dos países subdesenvolvidos, como a segregação urbana, em que as pessoas mais pobres acabam tendo que morar em regiões mais afastadas dos grandes centros e sem contar com segurança, saúde, educação e infraestrutura de qualidade nesses espaços.
Os problemas sociais (alimentação, moradia, distribuição de renda, escolaridade) levam a mortalidade infantil e compromete a elevação na expectativa ou esperança de vida da população, principalmente dos excluídos. Habitação encontrada no mundo subdesenvolvido.
Os países desenvolvidos são os principais beneficiados pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.