crossorigin="anonymous">
Se não há mudança nas frequências dos alelos e do genótipo da população ao longo do tempo, diz-se que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg. Alguns fatores que podem atuar alterando a frequência dos alelos são a seleção natural, mutação, migração e oscilações genéticas.
Segundo o princípio de Hardy-Weinberg, quando não há nenhum fator evolutivo atuando em uma população, a frequência dos alelos e dos genótipos permanece constante. ... Por fim, não podem ocorrer mutações nessa população, ela não pode sofrer seleção natural e não pode ocorrer fluxo gênico.
Além das forças evolutivas, outros fatores que podem influenciar a diversidade genética dentro de um conjunto de genes é com relação ao tamanho da população, diversidade ambiental e padrões não aleatórios de acasalamento.
O neodarwinismo admite que os principais fatores evolutivos são a seleção natural, proposta por Darwin, a recombinação gênica e a mutação.
Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.
Resposta. - Fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população: mutação gênica, mutação cromossônica , recombinação; - Fatores que atuam sobre a variabilidade genética jás estabelecida : seleção natural, migração e oscilação genética.
A variabilidade genética é conseguida, principalmente, quando um processo de mutação leva ao surgimento de novos alelos. A mutação leva a mudanças na sequência de nucleotídeos que compõem o DNA, e, mesmo que essas mudanças afetem apenas uma base em um gene, os impactos no indivíduo podem ser significativos.
A variabilidade genética é a abundancia de indivíduos de uma mesma espécies em um ambiente, cada um possue seu material genético assim tendo diferentes alelos que podem se combinar em genes que variaram entre si podendo lhe dar características diferentes dos seus genitores.
A variabilidade refere-se à diferença exibida pelos pontos de dados dentro de um conjunto, relacionados entre si ou relacionados à média. Isso pode ser expresso por meio do intervalo, variância ou desvio padrão de um conjunto de dados.
A variação genética entre os indivíduos pode ser resultado de mutações naturais no DNA, fluxo gênico entre populações e da reprodução sexuada. ... Além destes fatores, a variabilidade genética de uma população pode ser alterada pela deriva genética.
Resposta. Resposta: Na reprodução sexuada ocorre a união de dois sexos opostos, onde cada um apresenta caracteristicas individuais. E quando ocorre a divisão celular, mais conhecida como meiose, acontece a recombinação genética,assim, aumentando a variabilidade genética.
A meiose é um dos principais factores de variabilidade genética, através da combinação da informação contida nos cromossomas homólogos existentes nas células que sofrem este processo, permitindo a produção de células geneticamente diferentes entre si e com metade do número de cromossomas da célula inicial.