Segundo a história do Muay Thai, esse esporte foi criado pelos tailandeses para se defenderem nas guerras e tem como objetivo imobilizar o adversário utilizando golpes certeiros, como socos, golpes com os pés, joelhadas ou cotoveladas.
Como mencionado, o objetivo dos lutadores de jiu-jitsu (também chamados de jiujitsuoka, de modo mais formal, e jiujiteiro, de maneira mais coloquial) é derrubar e dominar o oponente através de golpes caracterizados por torções, pressões e alavancas.
O Jiu-Jitsu brasileiro ou, lá fora, o Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ (grafado também como jujitsu ou jujutsu) é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo.
A palavra Jiu Jitsu significa “arte suave” devido a seu princípio de ceder para vencer, usar o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo e, ainda, de criar para cada técnica, uma força de alavanca que lhe permita mover um oponente muito mais forte e pesado.
As principais regras do Jiu-Jitsu
As punições no Jiu-Jitsu são dadas aos atletas de forma acumulativa e são classificadas por falta de combatividade, falta grave e falta gravíssima. As faltas gravíssimas levam o atleta a desclassificação imediata.
Durante a luta, os judocas podem ser penalizados por infrações cometidas, dando ou não pontos para o oponente. De acordo com a gravidade da infração, o judoca pode receber um shido ou um hansoku-make. O shido é uma punição leve. O atleta poderá receber até três shido sem que seu adversário ganhe nenhuma pontuação.
PENALIDADES NO JUDÔ – Desarrumar o judogui (kimono) propositadamente, para que o árbitro interrompa a luta; – Colocar os dedos por dentro das mangas do adversário; – Colocar mãos, pés ou pernas diretamente no rosto do oponente; – Tentar uma imobilização envolvendo a cabeça ou pescoço do adversário.
Para se graduar em faixa azul ou roxa a idade mínima é de 16 anos. Já a marrom aos 18 anos e a preta com idade de 19 anos. A faixa vermelha e preta será concedida ao aluno que tiver no mínimo 50 anos de idade. A vermelha e branca aos 57 anos.
Faixa Marrom, o atleta deve ter no mínimo 18 anos. Faixa Preta, só para os atletas com mais de 19 anos. Faixa Vermelha e Preta, o atleta deve ter no mínimo 50 anos. Faixa Vermelha e Branca, para os praticantes com mínimo de 57 anos.
A Faixa Vermelha 10º DAN seria um título que caberia a quem fosse nomeado o sucessor do criador do Krav Magá. Porém, antes de seu falecimento, não foi nomeado um sucessor.
Seguindo a divisão por faixas, podemos dividir o ensino do Krav Maga em 2 partes: a primeira que vai da faixa branca à faixa azul, onde se aprende as técnicas de defesa pessoal; e a segunda, que vai da faixa azul à faixa preta, onde se aprende as técnicas de combate corpo-a-corpo, técnicas de combate militar e ...
O nome em hebraico significa "combate corpo-a-corpo". Krav (em hebraico: קרב) significa "próximo" e Maga (em hebraico: מגע) significa "contato" ou "toque".
Esse estilo de luta para situações de conflito foi criado na década de 1940 para treinar um exército judaico rebelde – o Haganá. Com a independência do Estado de Israel, em 1949, o criador da técnica, o húngaro Imi Lichtenfeld (1910-1998), treinou o Exército e a força policial do novo país.