Deste modo, é preciso reunir recursos que serão importantes para a elaboração da pesquisa, tais como:
A análise de estudo de caso pode ser fragmentada nos seguintes passos:
Os passos para fazer seu estudo de caso no TCC
O Estudo de Caso – enquanto método de investigação qualitativa – tem sua aplicação quando o pesquisador busca uma compreensão extensiva e com mais objetividade e validade conceitual, do que propriamente estatística, acerca da visão de mundo de setores populares.
A construção de teoria em estudos de caso é uma estratégia de pesquisa que envolve o uso de um ou mais casos, a fim de criar construtos teóricos e/ou proposições a partir evidências empíricas dos estudos correspondentes (Eisenhardt, 1989; Eisenhardt & Graebner, 2007; Platt, 2007; Yin, 2005).
Conclusão: Os estudos de casos múltiplos são uma importante estratégia de investigação utilizada em pesquisas relacionadas às ciências sociais, mas que também são potentes para investigações em saúde e práticas de enfermagem, dados os aspectos sociais e comportamentais envolvidos nas questões relacionadas ao trabalho ...
Segundo Yin (2010, p. 39), (...) o estudo de caso é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo em profundidade e em seu contexto de vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não são claramente evidentes.
O estudo de campo permite observar um determinado local e/ou situação, observando uma realidade e, se necessário, buscando soluções para um problema específico.
Este tipo de pesquisa utiliza projetos experimentais que incluem fatores como grupos de controle, seleção de amostra probabilística e a manipulação de dados e variáveis para o controle dos fatores pertinentes. Pode ser utilizada no campo ou no laboratório. No campo, visa compreender os aspectos da sociedade.
Um estudo de campo é dividido em três etapas básicas:
Levantamento vai focar nos termos característicos da população, já o estudo de caso gira em torno de um problema. O estudo de campo foca em entender as diferenças entre os indivíduos do grupo.
A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem realmente, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.
Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).