O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
Para que o corpo para que ele se mantenha com a temperatura estável tem que usar de muitos artifícios, como a transpiração, condução de calor e ate mesmo a vaso dilatação que atua no aumento do vaso para que haja a troca de calor.
O incômodo causado pelo calor ou frio é um mecanismo de defesa. Ao transpirar muito ou ranger os dentes, o corpo alerta que não está mais trabalhando em equilíbrio. O corpo humano é programado para funcionar a uma temperatura média de 36,5 °C.
Quando o ser humano fica exposto a um ambiente onde a temperatura é elevada, a sua temperatura corporal pode se elevar. Qual a reação do corpo para evitar esse aumento da temperatura? B)Contrações musculares.
Para se adaptar às grandes variações de temperatura ambiente o organismo humano lança mão de um mecanismo de termorregulação altamente eficiente cujo centro de controle se encontra no hipotálamo(1).
Termorregulação corpórea e de ambiente
Durante o exercício físico, o calor é subproduto do próprio metabolismo, aumentando a temperatura corporal. Entretanto, o corpo humano precisa manter a temperatura estável, em torno de 37ºC, utilizando-se de mecanismos neurais e cardiovasculares.
Os dois maiores problemas de treinar ou competir no calor e na alta umidade são o aumento da temperatura do corpo e a desidratação. O primeiro afeta imediatamente a sua performance e o segundo, aos poucos, vai minando a sua capacidade de produzir energia.