EQST

Quais As Principais Razes Que Levaram A Grcia A Perder A Hegemonia Na Regio?

Quais as principais razões que levaram a Grécia a perder a hegemonia na região?

Motivos da guerra Apesar de formalmente amigáveis durante as Guerras Médicas, as relações entre Atenas e Esparta eram sempre tensas, e deterioraram-se a partir do ano de 450 a.C. Atenas dominava politicamente a Liga de Delos, comandando todo o comércio marítimo desfrutando então de uma situação financeira muito boa.

Qual foi o principal motivo da Guerra do Peloponeso?

De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que tal despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.

Quais foram os principais motivos das guerras do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi resultado direto da disputa de interesses entre Atenas e Corinto, cidade aliada de Esparta e membro da Liga do Peloponeso. Essa disputa e as reclamações de Corinto forçaram Esparta a declarar guerra aos atenienses porque os espartanos não podiam perder sua aliança com Corinto.

Qual é a importância da agora para o desenvolvimento?

A importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia antiga foi estabelecer um dos primeiros modelos de democracia existentes na sociedade. Na Ágora os cidadães atenienses decidiam as melhores decisões para sociedade.

O que acontece na agora?

Na Antiguidade, a Ágora – praça pública onde se instituíam discussões e debates sobre todos os temas – era o espaço público por excelência, no qual o indivíduo manifestava seu sentido de cidadania e todos tinham igual direito a voz e voto.

O que era a agora onde ela se localizava?

A ágora localizava-se em um dos pontos mais baixos de Atenas, de forma que era possível, dali, vislumbrar com um olhar os outros três espaços importantes na constituição da política da cidade: a acrópole (localizada no ponto mais alto), o areópago e a pnyx (localizados à meia altura entre a ágora e a acrópole).

Porque a polis aristocrática recebeu esse nome?

Resposta: recebia esse nome por que era um tema político onde, o poder está nas "mãos do maior" ou seja, as classes superiores da sociedade e a classe social superior.

Como era o comércio na Grécia antiga?

Os gregos mantiveram contatos comerciais, via mar, com o Egito, colônias gregas na Ásia Menor, Sicília e cidades ao longo do litoral do Mar Negro. Os principais produtos importados pelos gregos eram: linho, trigo, resina, papiro (principalmente do Egito), especiarias e madeira.

Qual é o nome da praça pública da antiga Grécia?

Visitar a Ágora em Atenas nos remete à antiga Grécia. Nesta praça haviam reuniões da população para discutir assuntos da cidade.

Qual é a denominação dos gregos para suas terras?

Resposta. Magna Grécia era a denominação que recebia o sul da península Itálica, região colonizada na Antiguidade pelos gregos.

Quem era o cidadão para os antigos gregos?

Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.