crossorigin="anonymous">
De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos:
As denominações de “Ondas de Forma” em qualquer de suas variantes constituem um erro, pois não se trata realmente de ondas, por não terem caráter ondulatório. A forma apenas faz esta energia emergir, a concentra e emite. A energia catalisada pela forma está presente em todos os pontos do universo.
As ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio físico, como o ar, água e metais, para se propagar, portanto, são ondas mecânicas apenas os sons, vibrações, terremotos e o ultrassom.
Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais, como sólidos, líquidos e gasosos. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas.
Ondas eletromagnéticas: são produzidas por variações em campos elétricos e magnéticos, e a variação de um desses campos dá origem ao outro. ... São classificadas como ondas eletromagnéticas: luz visível, micro-ondas, raios gama, raios X, etc.
m/s
Uma das principais contribuições de Maxwell foi determinar que a velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo é igual a 3.
300.
Embora não possamos vê-las, sabemos que as ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso cotidiano. Elas estão nos rádios, TVs, raios X, nos fornos de micro-ondas e principalmente na luz visível (luz do Sol).
Partindo para a área tecnológica, o eletromagnetismo está presente em grande parte dos aparelhos eletrônicos de hoje em dia, incluindo de telefones celulares a fornos de micro-ondas.
A importância das ondas eletromagnéticas na nossa vida é indiscutível. Elas estão presentes quando enxergamos os objetos a nossa volta, quando ligamos a TV, quando estouramos pipocas no forno de microondas e em mais uma grande gama de exemplos.
As ondas são uma forma de propagação de energia, elas atuam no mar de forma natural são normalmente gerada pela força dos ventos e força das marés de maneira geral. Embora não saibamos ela possui grande importância para a vida marinha.
Resposta: As ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso cotidiano. Elas estão nas TVs, raios X, nos fornos de micro-ondas e principalmente na luz visível (luz do Sol). No dia a dia as ondas mais importantes são as da luz, sem as quais não conseguiríamos enxergar nada.
raio-x
Raios gama
O que diferencia uma onda eletromagnética da outra é o seu comprimento de onda (?= lambda), isto é, a distância entre dois picos consecutivos de uma onda.