A flora do Cerrado é bastante diversificada, apresentando plantas com as mais variadas particularidades. Apesar das diferenças, a maioria das espécies apresenta certas características em comum: árvores de pequeno porte, caule retorcido e casca e folhas grossas.
Dentre elas destacam-se: pequi, buriti, mangaba, cagaita, bacupari, araticum, babaçu, bacuri, cajuzinho-do-Cerrado, coquinho-azedo, gueroba, murici, jatobá, mangaba e baru.
A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. ... As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais.
As árvores que caracterizam a caatinga possuem folhas pequenas, cobertas com um tipo de cera. Muitas dessas plantas apresentam espinhos. ... Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá.
Em biologia, especificamente na botânica e zoologia chamam-se endemismos (do grego endemos, ou seja, indígena) grupos taxonómicos que se desenvolveram numa região restrita. ... O endemismo é causado por mecanismos de isolamento, alagamentos, movimentação de placas tectônicas.
Espécie nativa, silvestre ou autóctone é a que é nativa ou natural de um determinado ecossistema ou região. Por exemplo: o flamboyant é uma árvore nativa de Madagascar, porém, no Brasil — onde foi introduzida —, é considerada exótica. ...
Existem várias espécies de plantas exóticas invasoras em nosso país, como a mamona, braquiária, capim-gordura, limoeiro, café, eucalipto, pinheiros, lírio-do-brejo, bambu, dendezeiro, leucena e espinho-de-jerusalém.
Começando do começo: plantas nativas são aquelas de ocorrência local ao ambiente em que se pensa o plantio. ... Uma espécie exótica é aquela que não ocorre naturalmente no local de plantio, sendo originada de outro ecossistema.
Espécies mais indicadas de plantas para sala
Continue lendo para conhecer 8 tipos de plantas para cozinha.
Manjericão, alecrim, hortelã, orégano, salsinha, cebolinha e tomilho são algumas das opções para cultivar em casa e que não ocupam tanto espaço. ... Apostar em uma horta vertical também é uma ótima forma de cultivar plantas na cozinha.