crossorigin="anonymous">
Atalhos para travessão (—) Alt (esquerdo) + 0151 (no teclado numérico); No Word: AltGr + “-” (sinal de menos no teclado numérico); No Word: Ctrl + Alt + “-” (sinal de menos no teclado numérico); Aperte a tecla Windows + .
O travessão é um traço maior que o hífen e costuma ser empregado: - No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos. Por Exemplo: – O que é isso, mãe?
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (—) e tem como objetivo marcar o discurso direto ou destacar trechos em textos.
Aspas, travessão e devo ou não marcar os diálogos? A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos.
Citação direta Neste caso, nós abrimos aspas, inserimos o conteúdo e fechamos as aspas, informando o seu nome, profissão e um possível contexto. Geralmente, o nome do autor é escrito antes da citação direta, para que fique claro que se trata da frase de uma outra pessoa, devidamente sinalizada pelo texto.
O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.
Citação Direta
Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas
Discurso direto O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas.
Há duas formas de mostrar os pensamentos de um personagem em uma narrativa em terceira pessoa. Com aspas e embutido dentro da narrativa. Dispense fontes em itálico e outras formatações. “ Não havia ninguém nas ruas, o único som que se ouvia era o da batalha que ocorria dentro da hospedaria.
Quando um personagem está a falar e é subitamente interrompido, podemos usar os dois hífens para mostrar essa interrupção. Eu também não entendo muita coisa. Nesta situação, seria também possível usar-se só um hífen (-), ou uma meia-risca (—) ou até três pontos (…) para mostrar a interrupção.
Assim, estas são as formas de iniciar uma história:
Tendo uma Boa Narração. Estabeleça o clima. Quando você está narrando algo (uma história, um poema, uma piada), você deve se certificar de estabelecer o clima certo. Isso significa estabelecer o local e o tempo da história, contar de forma que o público sinta que ele está lá e dando à história certo imediatismo.
Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.
Assim como na redação dissertativa, a narrativa possui os três elementos básicos da estrutura de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na apresentação ou introdução, o autor deve apresentar os personagens e suas especificidades ao leitor, situá-lo sobre o espaço e tempo daquela história.
Resposta
Estrutura da narrativa
Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.
#Dica 1
Olá amiguinho ;). O texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de fatos reais ou imaginários. ... Todas essas histórias possuem um narrador e que as vezes pode ser um narrador observador, personagem ou onisciente.