Em alguns livros didáticos, é comum que se definam dois tipos de força: forças a distância, também conhecidas como forças de campo, e forças de contato. No grupo das forças a distância, costuma-se incluir a força peso, a força magnética, a força de atração entre cargas e outras.
Esportes que exigem força: levantamento de peso, ginástica em argolas, lançamento de disco, lançamento de vara, luta greco-romana. Esportes que exigem resistência: maratona, pentatlo, ciclismo , triatlo, nado de longas distâncias.
Esportes de força
Força: Halterofilismo, ginástica olímpica, remo, cabo de guerra, aremesso de peso. Resistência: Triathlon, maratonas (aquática e em terra), escalada, mergulho em apneia, esqui cross country. Velocidade: Corrida, natação, futebol, bobsled, patinação de velocidade.
São exemplos de esportes ou práticas corporais que possuem a força como destaque: levantamento de peso, lançamento de disco, lançamento de vara, ginástica em argolas, lutas (judô, greco-romana, caratê, jiu-jitsu), entre outros. Mas é preciso destacar que tais esportes não exigem apenas esse elemento para sua execução.
Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal. Ela pode apresentar de três tipos: Velocidade de Reação, velocidade de Deslocamento e Velocidade dos Membros.
São exemplos de esportes ou práticas corporais que possuem a velocidade como destaque: corridas, atletismo, maratonas, futebol, corrida com obstáculos, rúgbi, entre outros.
São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.
Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
A força, a velocidade, a resistência, a flexibilidade e a coordenação são as principais capacidades envolvidas na prática de atividades físicas desportivas.
De acordo com Drabik (1996, citado por Gambetta, 2005), as capacidades coordenativas são: equilíbrio, diferenciação cinestésica, orientação espacial, reacção a sinais, ritmo, sincronização dos movimentos e adequação do movimento.