crossorigin="anonymous">
De um modo bem geral, podemos afirmar que um circuito simples é aquele em que há apenas uma única corrente elétrica, ou seja, a corrente elétrica sai do gerador e percorre somente um caminho até voltar a ele. Podemos ver na figura abaixo que há uma pilha, uma lâmpada e uma chave metálica, ligada por fios condutores.
eletrodutos, que são tubos por onde passam os condutores do circuito. Servem para proteger os fios e cabos contra danos diversos. distribuição e alimentam a lâmpadas, TUG's e TUE's. ... um circuito terminal é formado por F+N+T (Fase, neutro e terra), mas certos equipamentos (trifásicos) precisam de 3F+N+T.
Confira abaixo alguns dos elementos mais comuns utilizados nos circuitos elétricos.
Os elementos fundamentais num circuito elétrico são: a fonte geradora de energia (gerador), que se expressa através da grandeza física tensão, medida em volts; o fio condutor, por onde flui a intensidade de corrente elétrica, medida em ampères; e o receptor ou resistor, que tem a grandeza física resistência, expressa ...
Os elétrons livres são estimulados a mover-se pelo condutor, o que gera a corrente elétrica por causa de uma diferença de potencial elétrico (ddp ou tensão elétrica) estabelecida entre as pontas do condutor.
Existe também um circuito simples,é composto de três elementos, um condutor ou rota (fio elétrico),uma fonte de energia (bateria),e um resistor elétrico (lâmpada), que é qualquer objeto que precise de eletricidade para funcionar.
A corrente elétrica consiste no movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico. ... Há dois tipos de corrente elétrica: corrente contínua - gerada por pilhas e baterias e corrente alternada - gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas.
A corrente elétrica é a movimentação de portadores de cargas, como os elétrons, quando aplica-se uma diferença de potencial elétrico a algum material condutor. ... A corrente elétrica é a grandeza física que nos permite conhecer qual é a quantidade de carga que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo.
'Pilha é uma reação de redox que gera energia elétrica', diz. Nessas reações, um elemento perde elétrons enquanto outro ganha. ... Ou seja, ocorre uma transferência de elétrons, uma corrente elétrica”, explica. “A transferência de elétrons gera energia elétrica”, resume.
Já a pilha alcalina, possui mistura eletrolítica que contém hidróxido de potássio ou de sódio (bases), ao invés de cloreto de amônio (sal ácido), e o ânodo é feito de zinco altamente poroso, que permite uma oxidação mais rápida em relação ao zinco utilizado na pilha seca comum.
A comum é formada de zinco (em seu pólo negativo) e carbono (no pólo positivo), com ambos os elementos em contato por meio de uma mistura de dióxido de manganês, carbono, cloreto de zinco e amônio. ... “O dióxido de manganês, em contato com o carbono, consome elétrons.
A pilha alcalina, possui mistura eletrolítica que contém hidróxido de potássio ou de sódio (bases), e o ânodo é feito de zinco altamente poroso, que permite uma oxidação mais rápida em relação ao zinco utilizado na pilha seca comum.
Por que as pilhas alcalinas duram mais que as comuns? ... As pilhas alcalinas têm uma durabilidade maior devido à pureza de seus materiais. Além disso, apesar de ambas serem compostas de dióxido de manganês (catodo) e zinco (ânodo), o seu processo de fabricação é diferenciado (veja imagem).
A pilha comum é formada de zinco (pólo negativo) e carbono (pólo positivo), em contato interno entre si por meio de uma mistura de dióxido de manganês, carbono, cloreto de zinco e amônio. ... A pilha alcalina funciona de modo semelhante, mas se compõe de hidróxido de potássio.
Pilhas Alcalinas É o caso de brinquedos, câmeras fotográficas digitais, MP3 players, jogos e detectores de fumaça. Sua durabilidade alcança até cinco vezes mais que as pilhas comuns, o que compensa o seu valor que é mais elevado que o das pilhas comuns.