Existem duas valvas atrioventriculares que separam os átrios (aurículas) esquerdo e direito de seus respectivos ventrículos, e duas valvas semilunares que controlam a liberação do sangue designado para os pulmões e para a aorta, deixando o coração.
Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.
O átrio direito é responsável por receber o sangue pobre em oxigênio e bombear o sangue para o ventrículo direito. Já o átrio esquerdo recebe o sangue rico em oxigênio proveniente das veias pulmonares e o bombeia para o ventrículo esquerdo, que se encarrega de levar o sangue para o resto do corpo.
pequena circulação: circulação que se estabelece entre o coração e os pulmões. grande circulação:circulação que se estabelece entre o coração e as diversas partes do corpo.
O sangue saí desses tecidos pelas veias porta hepática e mesentéricas, elas vão cair na veia cava caudal, que irá se juntar com a veia cava cranial e formar a veia cava, que irá até o coração direito, onde será bombeado até os pulmões pela artéria pulmonar, onde o seu dióxido de carbono será expulso e voltada a ...
o sangue rico em gás carbônico chega ao coração pelas veias cavas superior e inferior, entrando no átrio direito, que se contrai e envia o sangue para o ventrículo direito, e depois o sangue é transportado para os pulmões pelas artérias pulmonares.