Os requisitos da ISO 9001:2015 relacionados ao planejamento do sistema estão distribuídos entre as cláusulas 4, 6 e 8.
A ISO 9001 é uma norma internacional que define requisitos para um sistema de gestão da qualidade. Ela é valorizada em todos os continentes do globo terrestre. Os principais players do mercado adotam seus requisitos e buscam parcerias com empresas que aderem a esse padrão mundial.
Os seis documentos obrigatórios da ISO 9001:2008 (controle de documentos, controle de registros, ação corretiva, ação preventiva, auditoria interna e controle de produto não conforme) não são mais obrigatórios.
A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.
Foi criada em 1946 e tem como associados organismos de normalização de cerca de 160 países. A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos.
ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), seu objetivo é promover o desenvolvimento de normas, testes e certificação, com o intuito de encorajar o comércio de bens e serviços.
A constituição internacional que dita as normas dos Sistemas de Gestão é a International Organization for Standardization (ISO), criada em Genebra, na Suíça, em 1947. É uma instituição sem vínculos governamentais, que atua na área de qualificação de empresas, processos e serviços.
A norma ISO 10002 estabelece requisitos para a criação e implementação de processos de tratamento das reclamações dos clientes, relacionadas com produtos/serviços, incluindo planeamento, conceção, operação, manutenção e melhoria.
As normas ISO são desenvolvidas por meio de um processo multi-stakeholder. Os comitês técnicos são compostos por especialistas da indústria pertinente, assim como de associações de consumidores, universidades, ONGs e governo.
Os motivos podem ser os seguintes: * Demonstrar a clientes, mercado e sociedade em geral que a organização produz e fornece produtos ou serviços com alto nível de qualidade, através de melhores práticas ambientais ou de segurança ocupacional.
As normas internacionais ISO, foram criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), com a finalidade de melhorar a qualidade de produtos e serviços. A ISO, é uma das maiores organizações que desenvolve normas no mundo, e começou a funcionar oficialmente no ano de 1947, com sua sede em Genebra, Suíça.
Áreas de Atuação
Conheça as principais normas da ISO A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais relacionadas a gerenciamento e garantia da qualidade da empresa. Nesta família estão contidas as seguintes ISO´s: 9000, 9002, 9003 e 9004. A mais abrangente é a ISO 9001 que incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma.
As aplicações da ISO 9001 em diversos setores visa aplicar uma gestão de qualidade para a produção diferenciada de produtos e a satisfação dos clientes....Veja a norma de qualidade para indústrias de petróleo
Existem alguns tipos de certificação, dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade: acreditação, certificação compulsória, voluntária e fornecedores.
O selo ISO
Quais os principais certificados de qualidade?
Quais as principais certificações para profissionais do Mercado Financeiro?
CFP (Certified Financial Planner): Certificação do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). ... CFA (Chartered Financial Analyst): Certificação de responsabilidade do CFA Institute. “É uma designação equivalente a um título de pós-graduação não acadêmico na área financeira.
Certificações de TI: conheça as mais importantes
A CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento) é uma certificação que habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos. Eles podem recomendar produtos de investimentos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas.
Salários de Especialista De Investimentos