crossorigin="anonymous">
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí.
Significado de Sub-região substantivo feminino Divisão menor de uma região: sub-região saariana. [Geografia] Cada subdivisão de uma área geográfica cujas fronteiras são definidas pela natureza: nordeste e suas sub-divisões.
A maior sub-região do nordeste é o Sertão. E Zona da Mata é a região mais povoada e também a mais industrializada.
De acordo com os pontos de vista espacial e econômico, pode-se dividir a Europa em quatro regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional.
Nos países europeus, vivem cerca de habitantes, que se dividem nas quatro grandes regiões da Europa:
Eurásia
A população da Europa concentra-se na Itália, Alemanha, França, Reino Unido e Países Baixos. A Europa é o segundo menor continente do planeta, além disso, o seu território é bastante fragmentado, pois é dividido em 50 países.
Os dados oficiais sugerem que a quantidade de brasileiros na Europa fique entre 635 mil e 750 mil pessoas. No Reino Unido, de acordo com o site, em 2019 eram 54 mil brasileiros residentes. ... Na Alemanha, o mesmo site informa 47.
A população da Europa é de 738,8 milhões de pessoas, sendo a quarta maior população mundial entre os continentes, estando atrás de Ásia, África e América. O continente europeu possui uma área de aproximadamente km², sendo o segundo menor, com uma densidade populacional de 72,9 hab./km².
A população total da Europa é de aproximadamente 733 milhões de habitantes (2013). Em termos demográficos, é o continente mais estável do planeta, apresentando reduzidos índices de natalidade e de mortalidade e um baixo crescimento vegetativo (0,2% ao ano).
Quanto aos aspectos físicos, a Europa é caracterizada pelo predomínio de baixas altitudes, com exceção apenas dos Alpes Escandinavos na porção setentrional, do Cáucaso, a sudeste; dos Alpes e algumas regiões nos Bálcãs e na Península Ibérica, na porção meridional do continente.
Embora o continente não apresente uma grande extensão territorial, há uma grande variedade de tipos de vegetação, com destaque para a Floresta Temperada, que foi quase que totalmente desmatada; a Taiga (coníferas), ao sul da Escandinávia; as Estepes, situadas na zona de clima temperado, com o predomínio de gramíneas; a ...
Os aspectos humanos são determinadas características destinadas à caracterizar genericamente tanto pessoas quanto alguns fatores inerentes à geografia. Isto é, que podem identificar e agrupar as características, e que podem apresentar pontos em comum, embora exista também diferenças entre si.
A Geografia física consiste no estudo das características naturais existentes na superfície terrestre. Ou seja, aborda as características da Terra, sua dinâmica e elementos naturais, tais como o clima, relevo, geologia, topografia, vegetação, hidrografia, entre outros.
Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais. Também é conhecida pela expressão "Novo Mundo", neste caso em oposição à Eurafrásia, considerada o "Velho Mundo", e à Oceania, chamada de "Novíssimo Mundo".
Aspectos humanos da Região Nordeste Além dessas duas camadas sociais, havia homens livres – pequenos lavradores –, feitores – que cuidavam da administração das propriedades –, comerciantes, religiosos e funcionários do governo português.
Manifestações Culturais do Nordeste. As manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e religiões afro-brasileiras.
Aspectos Culturais da Região Norte
A cultura da região Nordeste é muito conhecida pelo seu aspecto cultural forte e marcante. É de lá que vem as características do nosso “jeitinho brasileiro”. As comidas típicas, a dança, as músicas, as paisagens mais bonitas de todo o país, e, claro, todo o sotaque e a malemolência deste povo que nos representa.
Tendo sido a primeira região efetivamente colonizada por portugueses, ainda no século XVI, que aí encontraram as populações nativas e foram acompanhados por africanos trazidos como escravos, a cultura nordestina é bastante particular e típica, apesar de extremamente variada.