As sensações que identificamos através da pele são inúmeras: dor, pressão, frio, etc. As sensações relacionadas ao frio ou ao calor são ditas sensações térmicas. ... Sentimos mais frio ainda quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água, que provoca o abaixamento da temperatura da água.
Resposta. Resposta: a)Quando saímos de uma piscina, sentimos uma sensação de frio na pele. Isso ocorre mesmo que quando bate uma corrente de ar, a água que está sobre a nossa pele evapora, pois ela absorverá o calor proveniente do vento mais o calor que a nossa pele fornece para a água.
Por ser uma grandeza física, temperatura, ela é uma medida objetiva, já a sensação térmica, por outro lado, não é tão objetiva assim. A sensação térmica pode ser definida como a temperatura que nós sentimos.
A temperatura é uma medida de uma grandeza que pode ser estimada pela temperatura de uma superfície, isso difere da sensação térmica que que é alterada devido a presença de umidade, vento entre outras variáveis.
Nos termômetros, a temperatura marcada depende apenas da medição feito no ar. A sensação térmica, Por outro lado, é a temperatura que realmente sentimos, sendo seu valor enfluenciado principalmente pela velocidade do vento, mas também pela umidade e densidade do ar, entre outros fatores climáticos.
Por que existe uma diferença tão grande entre a temperatura real e a aparente (sensação térmica)? ... Desta forma, como a temperatura ambiente está maior que a temperatura corporal média (36ºC), a transferência de energia ocorrerá do ambiente para o nosso corpo.
São três fatores que influenciam na sensação térmica: a temperatura real, a velocidade do vento e a umidade relativa do ar. ... Em linhas gerais, quando queremos medir o quão rigoroso é um dia de inverno, a velocidade do vento é determinante.
Quando a umidade está muito alta e o dia está quente, a transpiração do corpo é afetada. O suor demora mais para evaporar e por isso temos a sensação de que está abafado e ainda mais quente do que a temperatura registrada no momento.
Nosso corpo sente frio quando começa a perder calor para o ambiente. Isso acontece, porque a temperatura do lugar onde estamos está mais baixa do que a nossa temperatura. Como o calor sempre vai do lugar mais quente para o mais frio, nosso organismo tenta equilibrar as temperaturas.
Quando estamos com frio, tudo o que queremos é nos aquecer. É justamente para isso que nosso corpo treme, mesmo sem querermos! Esse é o processo mecânico e involuntário do corpo humano que gera calor. ... A quantidade de músculos também influencia nessa sensação, pois, quanto mais músculos, menos frio.
E têm explicações científicas. O incômodo causado pelo calor ou frio é um mecanismo de defesa. Ao transpirar muito ou ranger os dentes, o corpo alerta que não está mais trabalhando em equilíbrio. O corpo humano é programado para funcionar a uma temperatura média de 36,5 °C.