DIFICULDADES METODOLÓGICAS – Complexidade dos fenômenos humanos são de difícil simplificação: hereditariedade, meio social, impulsos, desejos, memória, consciência, vontade... – Experimentação é de difícil realização, porque não é fácil identificar e controlar os aspectos que influenciam os atos humanos.
As ciências humanas visam o estudo do homem considerando seus aspectos sociais, políticos, econômicos, psicológicos, históricos, etc. Essas ciências não aceitam métodos ou técnicas rígidas e rigorosas, nem receitas de aplicação imediata que garantam a obtenção de resultados objetivos e exatos.
Resposta. A fenomenologia introduziu as ciências humanas, a noção de significado como um conceito que permite encontrar suas formas, sua propriedade, seu sentido e sua origem.
Uma importante contribuição do autor é a ideia de que a consciência é sempre intencional, é sempre consciência de algo. ... Na fenomenologia de Husserl, os fenômenos são a manifestação da própria consciência, por isso todo o conhecimento é também conhecimento de si.
Essa abordagem que surgiu em meados do século XIX, seus percussores foram: Edmund Husserl, Martin Heidegger, e Jean-Paul Sartre. A fenomenologia baseia-se na filosofia tradicional. Tem como preocupação central a descrição da realidade, é uma filosofia da vivência.
O método fenomenológico se define como uma volta às coisas mesmas, isto é, aos fenómenos, aquilo que aparece à consciência, que se dá como objecto intencional. Seu objectivo é chegar à intuição das essências, isto é, ao conteúdo inteligível e ideal dos fenómenos, captado de forma imediata.
A pesquisa fenomenológica trabalha sempre com o qualitativo, com o que faz sentido para o interlocutor, com o fenômeno posto em suspensão, como percebido e manifesto pela linguagem; e trabalha, também, com o que o significativo/relevante no contexto no qual a percepção e manifestação ocorrem (BICUDO, 2000).
Quando dizemos que alguma coisa se mostra, estamos dizendo o que é ao ser humano, às pessoas e isto é fundamental, porque este mostrar-se ou manifestar-se é fundado no Ser.
O pensamento husserliano evidencia a intuição originária e mostra a fonte primeira e última do conhecimento. O dado deve dar-se no original. ... Ou seja, somente a intuição é que poderá apresentar-se como origem de toda a demonstração. Com a intuição Husserl quer dar fundamento aos conceitos.