Resposta. Resposta: A população mundial consiste no número total de habitantes do planeta Terra, quantidade essa que atingiu, em 2013, a marca de 7,2 bilhões de habitantes, conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP). O ritmo de crescimento populacional tem apresentado redução a cada ano ...
O crescimento populacional no mundo é caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes).
Crescimento migratório: é a taxa de crescimento de um local medido a partir da diminuição da taxa de imigração (pessoas que chegam) pela taxa de emigração (pessoas que se mudam).
Portanto, uma população, de forma geral, se caracteriza pelo: Crescimento – quando a soma da natalidade e imigração supera a mortalidade e a emigração; Declínio (processo inverso ao crescimento) – quando o somatório da mortalidade e da emigração é maior que a natalidade e imigração.
O que é Crescimento vegetativo: Juntamente com o índice migratório, o crescimento vegetativo ajuda a definir o crescimento demográfico do local observado. Também conhecido como “crescimento natural”, este pode ser classificado em três diferentes categorias: positivo, negativo e nulo.
A estimativa da Fundação IBGE para 2010 é de uma taxa bruta de natalidade de 18,67‰ — ou seja, 18,67 nascidos para cada grupo de mil pessoas ao ano — e uma taxa bruta de mortalidade de 6,25‰ — ou seja 6,25 mortes por mil nascidos ao ano. Esses revelam um crescimento vegetativo anual médio de 1,24%.
O crescimento vegetativo corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Esse conceito é a taxa que, juntamente ao índice migratório, irá determinar o índice final do crescimento demográfico num determinado território.
Para determinar o crescimento natural ou vegetativo de um país (também pode ser usado para investigar o crescimento de um estado ou de uma região) são usados os números de nascimentos e os números de mortes naquele país/região.
Crescimento absoluto: representa a variação do número de indivíduos em um determinado tempo, considerando os nascimentos, as mortes e o saldo migratório. O cálculo é feito da seguinte maneira: nascimentos – mortes + saldo migratório x 100 / população total = Total em %.
Ele decorre das incorporações de ganhos temporários aos salários, aumentos de pessoal e vários ganhos que vão sendo previstos na própria legislação de cada ente.
Para calcular o percentual do crecimento populacional em cada intervalo de tempo devemos dividir a diferença entre a população de dez anos a frente e a população daquele ano pela população daquele ano.
O crescimento absoluto da população é definido por números, por exemplo, a população da cidade X teve crescimento de 31.
Ou seja o dividendo do próximo período será igual ao dividendo passado multiplicado por uma taxa de crescimento…na matemática fica assim: D0 (1 + g) onde o “g” é a taxa de crescimento.
Calculando o decréscimo com um método alternativo. Subtraia o novo valor do original. Para calcular o decréscimo percentual com essa equação, subtraia o número menor (novo ou final) do número maior (antigo ou original).