crossorigin="anonymous">
O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores ...
Fontes de Dados Notificação compulsória de doenças -é uma das principais fontes da Vigilância Epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo de informação – decisão – ação. A lista nacional das doenças de notificação vigente encontra-se neste Guia.
2 Análise e interpretação dos dados processados; 3 Aumento da produção científica; 4 Promoção das ações de controle indicadas; 5 Divulgação de ações pertinentes.
1: Monitoramento, análise e avaliação da situação de Saúde do Estado. Função Essencial n. 2: Vigilância, investigação, controle de riscos e danos à Saúde.
Além de serviços de baixa, média e alta complexidade, o SUS também atua na vigilância epidemiológica e sanitária, assistência farmacêutica, atenção hospitalar, serviços de urgência e emergência, distribuição gratuita de medicamentos e pesquisas na área da saúde.
São objetivos e funções da Vigilância Sanitária normatizar e controlar alguns serviços, EXCETO:
A vigilância sanitária tem a missão de proteger e promover à saúde da população e a defesa da vida. Esse órgão é vinculado à secretaria de saúde.
Caso você se pergunte “como faço para denunciar um restaurante por falta de higiene”, a resposta é: direcione sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária do seu município. A acusação pode ser feita por telefone, carta ou e-mail denunciando o problema.
Pelo telefone é possível denunciar irregularidades no comércio, aglomerações de pessoas e falta do uso de máscara, entre outras situações. Na opção 3, possibilita fazer denúncias referentes a não utilização de máscara. Já na opção 4, viabiliza comunicar estabelecimentos que permitem aglomeração.
Além das blitze programadas, a fiscalização também pode ser feita por denúncia, que podem ser feitas pelo telefone disque-denúncia da Vigilância Sanitária do Estado. A ligação é gratuita.
Para denunciar um estabelecimento que não deveria estar funcionando, que está promovendo aglomerações ou que permita às pessoas não usarem máscaras, deve-se ligar para o telefone ou informar o descumprimento pelo e-mail da secretaria de saúde do Estado, [email protected]
Para denunciar estabelecimentos que estão funcionando de forma irregular durante a pandemia, ligue ou acesse o Portal SP 156.