(Pois assim como a palavra documentário, são paroxítonas terminadas em ditongos orais.)
Resposta. Por que é colocado nas vogais a,e,o, indicando que a sílaba é tônica, e que a vogal deve ser pronunciada de forma fechada.
As palavras também, alguém, além, parabéns, ninguém e armazéns são acentuados por ser oxítonas (última sílaba tônica) terminadas em -em, -ens .
Acentuam-se com acento adequado os vocábulos paroxítonos terminados em: – ditongo crescente, seguido, ou não, de s: sábio, róseo, planície, nódua, Márcio, régua, árdua, espontâneo, etc. – i, is, us, um, uns: táxi, lápis, bônus, álbum, álbuns, jóquei, vôlei, fáceis, etc.
Resposta. Porque é oxítona terminada em é. O português, assim como outras línguas neolatinas, apresenta acento gráfico. Vimos anteriormente que toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica.
A sílaba tônica de rapidamente é -MEN-, a palavra é paroxítona e não recebe acento porque não se encaixa nas regras de acentuação das paroxítonas.
O acento existe em 'café', palavra oxítona terminada em 'e'.
Palavras com acento agudo
Ao associar o sufixo -inho às palavras café, chá, o acento tónico passou a recair na sílaba zi, razão pela qual não faz sentido manter o acento gráfico que existia nas palavras primitivas. ... Esta regra é válida para qualquer palavra derivada por sufixação, cuja palavra primitiva contenha um acento gráfico.
A grafia correta é chazinho, sem acento. Embora a palavra chá tenha acento, ao associar o sufixo -zinho a esta palavra, há uma alteração do acento tônico para a sílaba “zi”, não havendo, portanto, necessidade do acento gráfico.
cha, chá, chã.