Os núcleos da base são formados pelo núcleo Caudado, núcleo Putâmen (que juntos formam o núcleo Estriado), núcleos Globo Pálido Interno e Externo, o núcleo Subtalâmico de Luys e a Substância Negra que se encontra no Mesencéfalo, esta última é a região onde temos a produção do neurotransmissor chamado de Dopamina.
Os Gânglios da Base são massas de substância cinzenta no interior da substância branca localizados na base do cerebelo, principalmente na posição lateral e circunvizinha ao tálamo.
Os gânglios da base são estruturas relacionadas com os movimentos, embora não enviem conexões diretamente para a medula espinhal ou nervos cranianos. Funcionalmente fazem parte dos gânglios da base as seguintes estruturas: o núcleo caudato, o putamem, o globo pálido, os núcleos subtalâmicos e a substância negra.
Um gânglio é um conjunto de pilhas de nervo encontradas no sistema nervoso periférico. As pilhas que são específicas a um gânglio são chamadas pilhas do gânglio.
O que é a substância negra? Trata-se de uma estrutura que faz parte dos gânglios basais, um circuito de núcleos interconectados. Ela fica localizada no mesencéfalo do nosso cérebro.
O mesencéfalo (do grego mesos, “meio”, e enkephalos, “encéfalo”; “Encéfalo médio”) é uma estrutura do sistema nervoso central, mais especificamente do tronco cerebral. Tem uma direcção oblíqua para cima e para a frente e localiza-se superiormente à protuberância e inferiormente ao diencéfalo.
Na face posterior do mesencéfalo distingue-se uma lâmina quadrigêmea, os colículos. Os colículos superiores recebem informações visuais e os colículos inferiores fazem parte da via auditiva. ... Situa-se entre o bulbo e o mesencéfalo. É uma grande massa ovoide.
As principais estruturas do mesencéfalo são: o tegmento, o tecto e os pedúnculos cerebrais.
O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e por membranas de tecido conjuntivo. Essas membranas são denominadas de meninges e separam o encéfalo da caixa craniana.
crânio
Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna). Assim como o crânio protege o cérebro, as vértebras protegem a medula espinhal.
A medula espinhal é constituída por uma substância branca (formada principalmente por feixes de fibras dos axônios) e uma substância cinzenta (formada principalmente por corpos celulares de neurônios), além de um canal central por onde circula o líquido cefalorraquidiano.
Da mesma forma, a medula espinhal é protegida pelos ossos da coluna vertebral. O cérebro e a medula espinhal são rodeados e protegidos pelo líquido cefalorraquidiano (LCR). ... Tanto os ventrículos, como os espaços em torno do cérebro e da medula espinhal são preenchidos com LCR.
Um ramo de nervos que se estende para baixo, a partir da parte inferior da medula espinhal, até os ossos das vértebras e pelo osso na base da espinha (sacro). Este ramo é chamado de cauda equina, que significa o rabo do cavalo em latim, pois se parece a ele.