estilo arquitetônico dórico
Partenon
Em linhas gerais, há cinco ordens clássicas arquitetônicas: dórica, jônica e coríntia, de caráter grego e ainda, as ordens toscana e compósita, de caráter romano.
Principais construções romanas
Suas principais características: Acantos estilizados, com pontas curvadas para fora, com 4 volutas menores nos cantos; Um fuste mais delgado do que o da ordem jônica; Mais esguia: com altura igual a até 11 vezes o diâmetro.
A coluna Jônica é mais simples que a coluna Coríntia e era de alguma importância para deuses não muito famosos. A coríntia era de extrema importância e era altamente ornamentada com esculturas e flores.
O capitel é a extremidade superior de uma coluna, de um pilar ou de uma pilastra, cuja função mecânica é transmitir os esforços para o fuste. Colunas dórica, colunas coríntias, colunas jônicas.
Os tipos de colunas dos templos egípcios são divididas conforme seu capitel: -Palmiforme – flores de palmeira; -Papiriforme – flores de papiro; e. -Lotiforme – flor de lótus.
O capitel é a extremidade superior de uma coluna, de um pilar ou de uma pilastra, cuja função mecânica é transmitir os esforços para o fuste.
Na arquitetura, o setor superior de uma pilastra ou coluna, que a decora e complementa como uma moldura chama-se capitel. ... Os romanos e os gregos, entretanto, desenvolveram diferentes tipos de capiteis: jônicos, dóricos, toscanos e outros.
Os estilos dórico e jônico são os mais antigos da arquitetura grega. O estilo dórico é simples, sólido, sóbrio e elegante; os primeiros exemplos datam do fim do século VII a.C. O estilo jônico é caracterizado pelo graça, esbelteza e delicadeza dos detalhes; os exemplos mais antigos datam do século VI a.C.
Entre as suas características é possível citar as colunas desprovidas de base, assentando no último degrau ou estilóbato; capitel despojado, arquitrave lisa, friso com métopas e tríglifos, e mútulos sob o frontão.
A Arquitetura Grega se desenvolveu a partir do século VIII a.C., sendo inspirada nos estilos jônico, o dórico e o coríntio. Nas grandes construções gregas, os materiais mais utilizados eram as pedras, mármore, madeira e calcário.
A arquitetura grega apresentava alguns objetivos específicos como possuir um aspecto mais público, representar um conceito grego de belo, ter a presença de monumentalidade, destacar perspectiva e proporcionalidade, apresentar em seus projetos simetria e harmonia, ter equilíbrio e rigor em suas formas, além da presença ...
O dia a dia, a natureza e as manifestações dos gregos eram retratadas na arte. ... Eles procuravam o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, pois estavam em busca da perfeição. Suas características são buscar a beleza das coisas, a superioridade do homem, a razão e a democracia.