Iansã Biniká - A senhora do vento quente, ligada a Oxumare e Omolu. Iansã Olokere Olokuerê – ligada a Ogun, Odé, guerreira e caçadora. Iansã de culto Igbalé: Iansãs que se vestem de Branco. Iansã Tanan ou Furé-Igbalé, a que recebe no portal os mortos/eguns/veste branco e mariwo, ligada a Oxalá e Nanã ao bambuzal.
As oferendas para Iansã levam velas e flores amarelas, espadas de Iansã (igual as espadas de São Jorge, mas com as bordas amarelas), bebidas doces, frutas (em especial o melão) e acarajé. São entregues, preferencialmente em bambuzais e pedreiras.
“Ó gloriosa Mãe guerreira, dona das tempestades, Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos, Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada e que não se apossem da minha luz. Ajudai-me para que as pessoas más intencionadas não destruam minha paz de espírito.
Assim como tem força para livrar a tempestade, eu te peço querida Orixá, com orações, traz o sol e guia os meus passos, faça com que (nome da pessoa) volte para mim e fique comigo. Faça com que ele(a) me ligue, me procure e me ame. Não suporto mais de tanto desespero e angústia nesta minha vida.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.
branca
Ritual de Santa Bárbara 1 copo com mel; 1 copo com água; 9 maçãs vermelhas; 18 cravos da índia.
Iansã
Uma das principais características que o orixá dá a seus filhos é seu temperamento exaltado. Um filho ou filha de Iansã quase sempre tem a cabeça quente e um gênio difícil. O melhor jeito de lidar com esse humor explosivo é não dar muita bola: assim como a irritação vem rápido, rápido ela vai embora.
Os filhos de IANSÃ com XANGÔ tendem a ser traiçoeiros mas não admitem ser traídos. Procuram defender o que acham justo e não escutam a opinião nem conselhos de outrem. São agradáveis e corteses com quem estimam.