Deltóide, peit … oral maior, tríceps e subescapular.
As defesas por zona são caracterizadas: pelos defensores sendo responsáveis por determinadas áreas da quadra de defesa. A defesa por zona atua no erro do adversário, enquanto a individual, o faz errar.
Os dois tipos básicos de organização defensiva são defesa por zona – na qual o jogador é responsável por cuidar de uma região particular da quadra – e defesa individual – na qual cada jogador é responsável por marcar um adversário específico, independentemente da porção da quadra que ele ocupa.
A marcação por zona determina áreas na quadra que serão cobertas por cada jogador enquanto a posse de bola é do time adversário. Já na marcação individual, cada atleta é responsável por acompanhar um determinado jogador. A marcação mista usa características tanto da defesa individual quanto da marcação por zona.
Afirma-se que o sistema de marcação por zona consiste em atribuir a cada jogador da equipe um espaço definido em quadra, de maneira especial, na zona de defesa, com a incumbência de ocupá-la e defendê-la integralmente. Neste sistema marca-se a movimentação da bola e não a do jogador.
Marcação zonal: age sobre o espaço. Marcação individual: age sobre o jogador adversário. Marcação individual por setor: cada jogador é responsável por um espaço e pelo jogador adversário que estiver dentro do mesmo.
Marcação por Zona: É o tipo de sistema defensivo mais utilizado no Handebol, nesse sistema cada jogador tem a responsabilidade de fazer a marcação em determinada zona da quadra de Handebol.
As ações de marcação têm por objetivo vigiar e controlar os movimentos dos adversários. A marcação individual, também conhecida como marcação homem a homem, consiste no acompanhamento constante de um jogador por um adversário em todos os seus movimentos.
Como funciona a marcação com bola?
Resposta. A marcação meia pressão no futsal é o mesmo que o "TERMO" usado meia quadra, é uma forma tática de recuar o time e ficar marcando a passagem de cada jogador sem avançar na bola, assim quanto mais vão marcando, o time adversário fica sem opção de jogo e, muitas vezes acabam perdendo a posse de bola.
Marcação individual é quando o jogador do time da defesa marca homem a homem isto é cada jogador do time defensor marca um jogador do time adversário sendo que os principais fatores para se levar em conta são a posição e/ou a altura do do jogador.
Marcação por zona: Consiste em atribuir a cada jogador da equipe uma zona definida para realizar a defesa. ... Este sistema defensivo é geralmente utilizado por equipes que marcam atrás do meio da quadra, isto porque os jogadores estão próximos uns dos outros, o que facilita a cobertura e dificulta o ataque.
As linhas de marcação são linhas imaginárias que determinamos dentro da quadra e que serve como referência para que possamos orientar os nossos atletas com relação à postura e posicionamento. No futsal, podemos delimitar a quadra em quatro linhas.
Atualmente uma equipe de futsal se compõe de 5 (cinco) posições; pivô, fixo, ala direita, ala esquerda e goleiro, cada qual com uma particularidade física para sua posição.
Existem 4 posições no Futsal: Guarda-Redes, Fixo, Ala e Pivô; Goleiro: é o último jogador de defesa e o único que pode segurar a bola com as mãos.
A partida de futsal começa no centro da quadra quando o árbitro toca o apito. A posse de bola começa com o time que venceu o sorteio, enquanto o time adversário se posiciona a uma distância de três metros da linha de meio da quadra.
As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. ... A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos.