O sistema esquelético é constituído de ossos e cartilagens, além dos ligamentos e tendões. O esqueleto é responsável por sustentar e dar forma ao corpo. Ele também protege os órgãos internos e atua em conjunto com os sistemas muscular e articular para permitir o movimento.
Os alimentos que ajudam a fortalecer os ossos incluem folhas de caruru, espinafre, couve e brócolis, além de ameixa seca e proteínas como ovo, leite e derivados, pois são ricos em cálcio, que é o principal mineral formador de massa óssea, e vitamina D, que aumenta a absorção de cálcio no intestino, ajudando a ...
O cálcio possui as mais variadas funções, sendo a principal a formação de ossos e dentes. Uma dieta com quantidades de cálcio adequadas é fundamental para a manutenção da massa óssea, garantindo, assim, a integridade do esqueleto. O cálcio também tem participação nas funções neuromusculares.
Duas propriedades marcantes do osso são sua força e dureza, conferida principalmente pelo tecido ósseo. Porém, o osso também é elástico, ou seja, quando submetido a uma carga, sofre deformação elástica, mas cessando a carga, o osso volta ao seu estado inicial.
O osso pode ser visto como um material com propriedades mecânicas que podem ser medidas, estas propriedades incluem a quantidade de deformação que ocorre sob carga, o mecanismo e velocidade com que o dano acumula-se no osso e as cargas máximas que o material é capaz de tolerar.
Com relação à resistência ao estresse dos ossos pelos tipos de forças ou cargas, Hall (1999) indica que o osso é mais forte para resistir cargas de compressão e mais fraco para resistir às cargas de cisalhamento.
É um tipo de carga que tende a provocar um deslizamento (ou deslocamento) de uma parte de um osso sobre outra (ou de um osso sobre outro).
É um tipo de carga que, atuando axialmente sobre um osso, tende a diminuir o seu comprimento e aumentar seu diâmetro. Quanto maior a carga de compressão, mais tecido deve ter o osso para suportá-la.
AS CARGAS QUE ATUAM SOBRE O CORPO HUMANO SÃO: TENSÃO (TRAÇÃO), COMPRESSÃO, FLEXÃO (INCLINAÇÃO), CISALHAMENTO, TORÇÃO E FORÇAS COMBINADAS. TENSÃO: É UMA FORÇA DE TRAÇÃO QUE CRIA TENSÃO NO OBJETO SOBRE O QUAL É APLICADA.
1. Acção de uma força que puxa um corpo móvel. 2. Modo de arrastar ou de fazer andar veículos.
substantivo masculino Excesso de força, de empenho que se coloca na realização de algo; trabalho, energia, impulso: fazer esforço para levantar um peso; esforço de memória.
O ensaio de tração consiste na aplicação de uma força de tração axial num corpo de prova padronizado, promovendo a deformação do material na direção do esforço, que tende a alongá-lo até fraturar (Figura 1). Devido à facilidade de execução e reprodutibilidade dos resultados, este ensaio é amplamente utilizado.