Os conhecimentos podem ser pensados a partir de quatro dimensões principais: científico, filosófico, religioso e empírico. Esses são os tipos de conhecimentos diferentes.
O conhecimento religioso é tradicionalista, exigindo o respeito a dogmas, hierarquizado (depende da autoridade de quem fala, e não necessariamente do valor daquilo que é dito) e não está limitado pelas normas da razão, de modo que por vezes se apresenta como um discurso místico.
Entretanto, na história da metodologia da pesquisa científica em ciências humanas, a validade é uma dimensão tida como não resolvida pois que, em si mesma, ela é uma dimensão mais complexa que a fidedignidade, no quadro dos problemas da coletiva, avaliação, mesuração de dados.
O conhecimento científico é o único conhecimento válido e confiável porque explica a realidade como ela é. ... Essa crença talvez resida no fato dos próprios fazedores de ciência que disseminam o tão importante rigor de suas pesquisas e dos seus métodos de verificação e de interpretação da realidade.
Ela se desenvolve por etapas sucessivas e a base do conhecimento é a observação pura de fatos. Auguste Comte (1798-1857), filósofo francês. A ciência é um conjunto de teorias e leis que explicam e preveem fenômenos. As teorias são hipóteses e o experimento não é critério de verificação, só corrobora uma teoria.
Os cientistas utilizam o método científico há anos para realizar pesquisas. Mas não é preciso ser um cientista para usá-lo. Trata-se de um processo de pesquisa que segue uma determinada sequência de etapas. São elas: observação, problematização, formulação da hipótese, experimentação e teoria.