De qualquer forma, um ponto é unanimidade: a qualidade como conhecemos hoje só surgiu por causa da segunda guerra mundial. ... foi logo substituído pelas “técnicas estatísticas de controle da qualidade”, criadas por Walter Andrew Shewhart que, então, trabalhava na Western Eletric, por volta de 1920.
A gestão de qualidade se baseia nos seguintes fatos históricos:
Podemos definir gestão da qualidade como um sistema que auxilia aos gestores a avaliação completa das necessidades dos consumidores. É algo fundamental para que qualquer negócio mantenha o foco no cliente e crie tenha um planejamento estratégico assertivo, direcionado para atender as necessidades das pessoas.
A qualidade, portanto, resulta da tentativa de desenvolver produtos e serviços de forma que atenda às especificações determinadas pelas normas ISO, que objetivam padronizar normas de qualidade para produtos e serviços. É comum que a qualidade seja confundida com luxo, beleza, tamanho, forma, atributos, dentre outros.
As ferramentas da qualidade surgiram na década de 50 com base nos conceitos e práticas existentes naquela época e a partir daí vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão de processos e qualidade.
Do Controle de Qualidade, onde o foco da empresa era direcionado apenas aos processos, passou-se então para a Garantia da Qualidade, onde a necessidade estava também em fornecer produtos cada vez mais aprimorados.
Quem trabalha com Tecnologia da Informação realiza todo o gerenciamento de informações de uma empresa, fazendo a distribuição dessas em redes de computadores. O profissional de TI também está diretamente envolvido no processamento de dados, na engenharia de software e a parte de hardware.