crossorigin="anonymous">
A corrente de pensamento defendida pelo círculo de Viena foi denominada de positivismo lógico. A principal contribuição do grupo para a matemática aplicada foi a noção de verificabilidade. Onde uma proposição matemática está relacionada de maneira intrínseca a sua possibilidade de verificação.
Os enunciados que não pudessem ser examinados a partir da verificação empírica não tinham significação e, portanto, deveriam ser desconsiderados da ciência. ... Pelo critério de verificabilidade, era possível fazer uma distinção entre a Filosofia e a Ciência.
Assim, uma teoria só pode ser considerada científica quando é falseável, ou seja, quando é possível prová-la falsa. Esse conceito ficou conhecido como falseabilidade ou refutabilidade. Segundo Popper, o que não é falseável ou refutável não pode ser considerado científico.
Karl Popper se dedicou ao pensamento do racionalismo crítico. Ao buscar responder ao que é ciência, formulou o Método Hipotético Dedutivo e se tornou um dos maiores pensadores da filosofia contemporânea.
Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa. ... A palavra Epistemologia é de origem grega, em que Episteme significa conhecimento e, logia, estudo. Seu conceito foi usado durante o neoclassicismo, perpetuando-se durante a História Moderna.
Kuhn aborda, assim como Popper, a necessidade de um critério de demarcação para o conhecimento de natureza científica, que seria a existência de um único paradigma capaz de apoiar as tradições da ciência normal. Para ele, entretanto, este paradigma deve sempre estar ligado a embasamentos experimentais.
A confirmação, portanto, é algo positivo. Já a corroboração é somente a ausência de algo negativo: uma teoria corroborada, para Popper, é uma teoria que, tendo sido sujeita a testes empíricos dignos desse nome, não foi refutada ou falsificada.
Karl Pooper
O Método hipotético-dedutivo consiste na construção de conjecturas, ou seja, premisas com alta probabilidade e que a construção seja similar, baseada nas hipóteses, isto é, caso as hipóteses sejam verdadeiras, as conjecturas também serão.
1. Hipotético-indutivo. Relativo à hipótese e à indução. "Rescher(26) distingue abdução de retrodução, para ele o trabalho hipotético-indutivo da investigação é dividido em duas fases..."