É nesse período que temos os primeiros desenvolvimentos de ferramentas confeccionadas para sobrevivência, a descoberta do fogo e o culto às mulheres como forma de religião.
A passagem do neolítico para a idade dos metais surge com a descoberta de como derreter e fazer coisas como armas com o cobre, dando origem à idade do cobre (seguida pela idade do bronze e pela idade do ferro - quando o ser humano aprender a utilizar esses materiais).
O Paleolítico (παλαιός, palaiós="antigo", λίθος, lithos="pedra", "pedra antiga") ou Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período da pré-história que começou há cerca de 2,5 milhões de anos, quando os antepassados do Homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, destacando-se de todos os outros ...
O domínio sobre o fogo foi a descoberta mais importante do paleolítico (primeiro período da pré-história), ou seja por centenas de milhares de anos, a humanidade desenvolveu o controle desse recurso, tal como o modo de produzi-lo, mantê-lo, calcular a quantidade de calor e o material combustível necessários, além das ...
Este processo "inspirou alguns dos desenvolvimentos mais importantes da história humana, incluindo a invenção da roda, a plantação das primeiras culturas cerealíferas e o desenvolvimento da letra cursiva, da matemática, da astronomia e da agricultura."
As técnicas de polimento foram aprimoradas e a produção de facas, machados, enxada e outros objetos foi aprimorada. A fase do Neolítico possibilitou o despertar da subjetividade, raciocínio, abstração e os seres humanos tomaram consciência da própria existência.