Coordenação viso-motora é a integração entre os movimentos do corpo (globais e específicos) e a visão. Na educação infantil, as crianças estão desenvolvendo-a, por isso separei algumas atividades a serem trabalhadas dentro desse tema.
O que são Problemas na Integração Visomotora? Também conhecida como coordenação olho/mão, esta é a capacidade para controlar o movimento da mão, guiado pela visão.
A integração viso-motora é definida como a habilidade em coordenar informações visuais com a programação motora, sendo uma importante variável no desempenho da escrita.
A coordenação mão/olho ou coordenação óculo-manual é a habilidade que nos permite realizar ações que requerem o uso simultâneo dos olhos e as mãos, como uma atividade que usa a informação captada por nossos olhos (percepção visual e espacial) para guiar as nossas mãos e fazer um movimento.
Como forma de avaliar o nível de coordenação motora, um dos métodos propostos é a utilização do teste KTK (Körperkoordinationstest für Kinder), proposto por Gorla e Araújo (2007). O teste é composto por quatro provas, utilizando as mesmas tarefas de coordenação para várias idades.
A importância da coordenação motora fina É muito importante que as crianças tenham um bom controle dos músculos das mãos antes de começar o ensino fundamental. Essa habilidade é, de fato, essencial para aprender a escrever e para realizar muitas atividades e trabalhos que ocorrerão durante as aulas.
Por habilidade motora entende-se qualquer tarefa, simples ou complexa que, por intermédio da exercitação, pode passar a ser efectuada com elevado grau de qualidade, podendo chegar à automatização.
Freire (2006) aborda que as principais habilidades futebolísticas utilizadas são: passe, controle de bola, condução, drible, desarme, cabeceio, finalização, abaixo conceituadas: Passe é o ato de entregar a bola diretamente ao companheiro ou lançá-la em um espaço vazio, podendo ser feito de forma aérea ou rasteira.
As habilidades motoras apresentam padrões específicos e elementos comuns entre si, e formam a base motora para a realização futura de movimentos mais específicos em cada habilidade especializada do esporte e da dança (GABBARD, 2000; HAYWOOD; GETCHELL, 2004).
O QUE É HABILIDADE ESPORTIVA? É a capacidade individual de cada pessoa para algum tipo de esporte, seja ele basquete, futebol ou Ruby, por exemplo.
2ª Fase - Motora Rudimentar: Os movimentos rudimentares são determinados de forma maturacional e caracterizam-se por uma sequência de aparecimento previsível. 3ª Fase - Motora Fundamental: São habilidades motoras fundamentais da primeira infância; são consequência da fase de movimentos rudimentares do período neonatal.
A prática seriada apresenta as tarefas organizadas em série (ABCABCABC). A prática aleatória, por sua vez, refere-se à apresentação da tarefa sem uma ordem de execução específica (ABACBACBACBC).
A partir da atividade de reflexos, o bebê obtém informações sobre o ambiente. Fase de movimentos rudimentares: os movimentos rudimentares são determinados de forma maturacional e caracterizam-se por uma sequência de aparecimento previsível. Esta sequência é resistente a alterações em condições normais.
A fase dos movimentos rudimentares se inicia assim que o córtex motor se estabelece no controle de movimentos, mesmo que alguns movimentos reflexivos ainda estejam presentes. Levantar a cabeça, engatinhar e segurar objetos são exemplos de movimentos rudimentares.