crossorigin="anonymous">
O ruído é prejudicial ao bem-estar físico, mental e social do indivíduo exposto, seja em qualquer ambiente. O organismo reage com o aumento da pressão sanguínea e da frequência cardíaca, tensão muscular e liberação de hormônios.
Além da perda auditiva, o trabalhador em situação de barulhos acima do recomendado pode desenvolver estresse, taquicardia, fadiga, distúrbios musculares e emocionais, problemas cardiovasculares, entre outros.
A definição de risco de trabalho é a probabilidade de algo acontecer em determinado evento ou local potencialmente perigoso, gerando consequências aos envolvidos. Ou seja, é quando a pessoa é exposta ao perigo. O risco ainda pode ser aferido tanto qualitativamente, quanto quantitativamente.
Não há negócio totalmente seguro, isento de riscos. Risco é a combinação entre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento e os impactos (positivos ou negativos) resultantes, caso ele ocorra.
A existência de probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais, é denominada de risco ocupacional, ou seja, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.
Como fazer uma análise de riscos