crossorigin="anonymous">
Os animais invertebrados pertencem ao Reino Animal e são caracterizados pela ausência de coluna vertebral e crânio. Fazem parte desse grupo as borboletas, as formigas, os vermes, as minhocas, os ouriços do mar, as esponjas, entre outros animais.
Entomologia (do grego entomon=inseto; logia de logos = estudo) é a área de conhecimento da biologia que estuda os insetos e sua relação com o homem, às plantas e outros animais.
Os insetos são importantes para o funcionamento de diversos ecossistemas, porque são utilizados como alimento por pássaros, peixes, répteis, anfíbios, mamíferos e invertebrados. Eles estão presentes em todos os níveis da cadeia alimentar, com exceção dos produtores (algas e plantas).
Porque os insetos noturnos se orientam pela luz lunar para voar e retornar a seu habitat. Quando encontram uma luz artificial, eles se confundem e mudam a direção de vôo. ... Como a lua está muito longe, a distância que o inseto percorre é suficientemente pequena para que seu ângulo em relação a ela não mude.
No solo os insetos têm um papel importante como decompositor de matéria orgânica possibilitando a ciclagem e a fixação de nutrientes e a incorporação de matéria orgânica no solo. São muito importantes tanto para a física quanto para a química do solo. Os insetos também são fontes importante de alimentos.
É difícil acreditar, mas a barata tem função muito importante: alimenta-se de restos de animais e faz reciclagem de matéria orgânica em decomposição. Por isso, é considerada a faxineira do planeta! Além disso, serve de alimento para pássaros, lagartos, cobras e outros bichos.
As baratas são insetos muito diversos e abundantes e, por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.
Baratas sobrevivem sem a cabeça. É que suas principais estruturas vitais ficam espalhadas pelo abdômen (incluindo as que permitem a respiração) e, caso percam a cabeça, um gânglio nervoso no tórax passa a coordenar os seus movimentos, permitindo que fujam das ameaças.
A palavra que designa o inseto vem do latim blatta (o bicho, inclusive, é da família dos blatídeos). Com o passar do tempo, blatta virou brata e, mais tarde, “barata”.