Ligação de Hidrogênio
Duas forças de naturezas distintas predominam na química; são aquelas denominadas intramoleculares, que ocorrem no interior de uma molécula, e as denominadas intermoleculares, que se tratam de interações entre duas ou mais moléculas, iguais ou diferentes.
Forças intermoleculares são as formas como as moléculas dos compostos (polares ou apolares) formados por ligações covalentes interagem ente si. ... Assim, a intensidade em que as moléculas interagem define o seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso).
Ligações de hidrogênio: essa é a interação mais forte que ocorre entre moléculas, é comparada à força dipolo-dipolo bem mais intensificada.
Resposta. A interação que ocorre entre as moléculas de água são as pontes de hidrogênio. Lembre-se que essa ligação ocorre com o hidrogênio interagindo com o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio. O CCl₄ (tetracloreto de carbono) é uma molécula apolar que apresenta geometria tetraédrica e ligações covalentes.
dióxido de carbono
gás carbônico
Deve ser utilizado com uma pureza mínima de 99,9%. Devido a esses atributos, a quantidade de gás carbônico utilizado é determinante para a qualidade final do produto já que pode afetar o aroma e o sabor da bebida.
Uma outra dica interessante é diminuir ao máximo a quantidade de ar dentro da garrafa. Isso “obriga” o gás a se manter misturado no líquido, uma vez que não há espaço para ele ser liberado. Para o refrigerante não perder o gás, você pode simplesmente colocá-lo em outro recipiente menor.
O processo de gaseificação também não apresenta grandes segredos. “Basta borbulhar o gás através de um tubo no fundo de um recipiente, que a água o absorve”, explica o professor. O que define se um gás será facilmente assimilado pela água ou não é a sua solubilidade.
Ao abrir o refrigerante, aperte a garrafa até o liquido ficar próximo à tampa (4 dedos, mais ou menos). Isso faz com que o gás tenha para onde se expandir e quando você abri-lo ele não ser expulso da garrafa. Outro fator de explicação é que diminuindo a área “vazia” o gás não tem pra onde fugir e permanece no líquido.
dióxido de carbono