Essas ocorrências podem estar ligadas a alterações comportamentais e estão ligados a estresse e ambientes inadequados. O estresse também pode fazer com que as cadelas abandonem o ninho ou neguem aleitamento e aquecimento dos filhotes, causando a morte neonatal por hipotermia, hipoglicemia e desidratação.
As contrações são os últimos sintomas que a cadela vai parir e indicam que o momento do parto é iminente. Podem se ver movimentos rítmicos e repetitivos do ventre, que poderão ser vistos sobretudo se estiver de lado. É normal que, durante esta fase, sua cadela tenha um pouco de dor.
Eles estão dentro de sacos amnióticos, uma espécie de bolsa cheia de líquido ao seu redor. Seu veterinário também pode fazer um ultrassom para verificar a gestação de cachorro. Isso também é legal para saber quantos filhotes estão lá, pois é possível escutar seus corações.
A única maneira de ter uma ideia mais precisa da quantidade de filhotes é, após o cruzamento, levar a cadela ao veterinário. Por meio de exames como ultrassom e ecografia, ele poderá dizer o número de filhotes.
Mudanças físicas: A gravidez de uma cadela dura de 63 a 67 dias, mais ou menos, e na metade deste período, com um mês de gravidez aproximadamente, é quando pode começar a notar que a barriga da cadela está maior, se distingue e começa a ficar mais baixa.
35% de carnes (ofereça 1-2 ovos crus semanalmente) com um pouco de vísceras ou ofereça 30% de vísceras 1-2x por semana. 25% vegetais liquidificados crus (com exceção dos tubérculos da família das batatas, esses devem sempre ser cozidos), ou cozidos.
Alimente a sua cadela grávida com a quantidade sugerida na embalagem da ração e continue alimentando-a com a ração para filhotes até que seus filhotes tenham terminado o desmame. Pergunte ao seu veterinário se você deve disponibilizar a ração para ela o tempo todo depois que os filhotes nascerem.
Os filhotes podem ser tratados durante a lactação e após o desmame. Deve-se vermifugar a cadela/gata ao mesmo tempo que a ninhada. As cadelas/gatas prenhes também devem ser tratadas, levando em consideração que elas podem transmitir verminoses aos filhotes através da placenta e da amamentação.
Ou há outra vitamina que pode ser dada? Podemos dar Glicopan Pet para uma cadela que esteja amamentando e também para filhotes, desde que ele tenha sido indicado por um médico veterinário que vem acompanhando os pets.
Cadelas e gatas prenhes: devem ser vermifugadas a partir de 45 dias de gestação. Posteriormente deve ser tratada simultaneamente com os filhotes, no 15º dia pós-parto.
Durante o período inicial da gravidez, é contraindicada. Após 45 dias de gestação, é possível dar vermífugo, mas com a orientação de um veterinário. Convém manter mãe e filhotes afastados de outros animais nos primeiros 30 dias, por questão de segurança, higiene e para evitar que a mamãe fique estressada.
Assim como os cães, os gatos devem receber a primeira dose do vermífugo entre 15 e 30 dias de vida (de acordo com avaliação e prescrição do médico veterinário). A segunda dose é aplicada 15 dias depois da primeira. Após essa fase, a vermifugação é mensal até o sexto mês.
Se o banho é uma situação que costuma stressar a sua gata, especialmente se esta se encontra no final da gestação, não aconselho a dar o banho. Tal como referi anteriormente os gatos são animais muito asseados o que torna o banho muitas vezes dispensável.