Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.
O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células, e material extracelular calcificado, a matriz óssea. A matriz apresenta 50% de parte orgânica e 50% de material mineral.
Explicação: Os Osteoblastos(blatos de célula jovem) e Osteócitos (citos de célula madura) tem a mesma função, fazer o reparo e nutrição da matiz óssea, como na fixação de cálcio. Os Osteoclastos degradam a matriz óssea, principalmente para liberar cálcio para a corrente sanguínea.
O processo de ossificação pode ocorrer de dois tipos: Ossificação Intramembranosa; Ossificação Endocondral. Processo pelo qual são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos.
A direção principal do crescimento do ramo e do corpo é para cima e trás. A mandíbula é deslocada como um todo para frente e para baixo.
Os ossos chatos do crânio e da face, mandíbula e clavícula têm desenvolvimento por ossificação intramembranosa. ......... O processo de ossificação intramembranosa é feito a partir da diferenciação de células mesenquimais em osteoblastos no interior de membranas conjuntivas.
A ATM é sustentada pelos seguintes ligamentos:
A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.
A ATM é dividida em um compartimento superior e um inferior, separado pelo dico articular. O compartimento superior é limitado superiormente pela fossa mandibular do osso temporal e inferiormente pelo próprio disco articular.
A mandíbula é uma articulação móvel, ela mexe de maneira que mastigue os alimentos, para falar, ajuda também na respiração por abrir e fechar a boca de um movimento único.