Vantagens e desvantagens do DIU
Nenhum medicação consegue cortar o efeito contraceptivo do DIU e aumentar a taxa de gravidez não desejada. Faça os seus exames de rotina e periódicos. Não . Nenhuma medicação altera a efetividade do Mirena.
Saiba mais sobre este dois tipos de DIU....Principais vantagens e desvantagens.
"Ele diminui o risco de anemia, diminui cólica e é uma vantagem para quem tem endometriose", diz a ginecologista Ilza. O DIU hormonal age da mesma forma que o de cobre: a ovulação ocorre normalmente, mas ele impede que o espermatozoide suba até o óvulo devido à liberação de progesterona no útero.
“O DIU de cobre é livre de hormônios, mais indicado para pacientes que não se incomodam com o fluxo menstrual ou cólicas. O mirena é para aquelas que não querem menstruar, sentir dor ou levam uma vida mais agitada”, explica Isabel Cristina Pereira da Cunha (CRM 23551), médica de ginecologia e obstetrícia da Clinipam.
O Mirena ajuda a reduzir o fluxo menstrual e também tem impacto positivo sobre as cólicas. A mulher pode apresentar ausência do fluxo menstrual depois de alguns meses de uso do Mirena. O DIU de cobre aumenta o fluxo menstrual e também as cólicas. Outra diferença é o tempo de uso.
Existem basicamente dois tipos de DIUs: o DIU mais antigo (de cobre), e o DIU hormonal (Mirena). A principal diferença entre eles está no efeito sobre a menstruação. Enquanto o DIU de cobre aumenta o fluxo menstrual (podendo causar ou piorar a cólica menstrual), o DIU hormonal (Mirena) deixa a mulher sem menstruar.
O DIU Kyleena apresenta em seu interior 19,5 mg de hormônio armazenado, enquanto o Mirena tem 52 mg de hormônio armazenado. O DIU Mirena tem uma taxa de liberação de hormônio de 20 mcg por dia, enquanto o DIU Kyleena libera 17,5 mcg nos primeiros 24 dias após a sua inserção, caindo para 15,3 mcg após 60 dias.
O preço somente do Kyleena é de R$ 799,89 a R$ 1.
O SIU é inserido no útero por meio de um tubo de plástico fino e flexível (tubo de inserção). Pode ser aplicada anestesia local no colo do útero antes da inserção. Algumas mulheres podem sentir dor e tontura durante ou após a inserção.
Acompanhe aqui as dúvidas principais! Quanto tempo devo esperar para ter relações sexuais após a inserção do DIU? Para permitir um descanso ao corpo, é aconselhável aguardar cerca de 24h após a inserção antes de ter relação sexual.
Se você colocou o DIU hormonal após o sétimo dia do ciclo menstrual e o ultrassom mostrou que o DIU está adequadamente posicionado, você deverá aguardar 7 a 10 dias para ter relações sexuais.
Olá. Se você estiver bem, você poderia ter relação sexual após a inserção do DIU Hormonal. No entanto, se você fez inserção do DIU menstruada ou até o sétimo dia do ciclo menstrual, você não precisa usar nenhum outro método adicional para contracepção que o seu DIU já vai estar com seu efeito garantido.
Olá, o Mirena começa a fazer efeito contraceptivo após 24h de inserção, é o que está descrito na bula do mesmo. No entanto, os efeitos sobre o fluxo menstrual , ou seja, a redução ou até mesmo amenorreia, costumam surgir em média após 3 meses de inserção do mesmo.
A inserção do DIU de cobre ou hormonal pode ser realizada no consultório médico com anestesia local em colo uterino, com mínimo ou pouco desconforto para a mulher. A mulher não precisa afastar de suas atividades de trabalho e atividades físicas após a inserção do DIU. O retorno para as suas atividades é autorizado.
Cuidados
Olá. Não há relação entre pegar peso e o deslocamento ou expulsão do DIU. Mantenha suas atividades normalmente. Importante manter acompanhamento com o seu ginecologista pelo menos 1x ao ano.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online Não causa. Pode estar relacionados com hormônios do ciclo mestrual. A progesterona por exemplo, apresenta retenção de hidrica pelo seu efeito mineralocorticoide.
3 passos simples para desinchar a barriga
No começo, o desconforto pela colocação é seguido de cólicas e sangramentos. Embora o período total de adaptação seja de 180 dias, é normal que o organismo se regularize após cinco ou 15 dias.
Muitas usuárias apresentam frequentemente gotejamento ou sangramento leve, além do sangramento menstrual, nos primeiros 3 - 6 meses após a inserção de Mirena® (levonorgestrel). Algumas mulheres podem apresentar sangramento intenso ou prolongado durante este período.
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Esse sangramento após a inserção do DIU é normal. A menstruação pode ficar irregular nos primeiros três meses, principalmente no primeiro mês.
A menstruação pode ficar irregular nos primeiros 3 meses após a inserção do Mirena. Isso é normal desde que ele esteja bem posicionado. Após os primeiros 30 dias, algumas medicações como anti-inflamatórios, doxiciclina, anti-fibrinolíticos e anticoncepcionais podem ser usados para reduzir ou parar o sangramento.
O Diu Mirena, por ter um hormônio em sua estrutura, tende a causar uma diminuição no sangramento menstrual, e muitas vezes, até sua parada total. Porém, algumas pacientes, podem continuar com seu fluxo normal, e mais raramente ter um aumento do mesmo.