Como ocorre a hiperlordose lombar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A hiperlordose é o aumento do grau da curvatura da coluna cervical e/ou lombar. Na lombar, a hiperlordose dá a impressão de um “bumbum empinado”, originando-se de diversos fatores, desde alterações genéticas, fraqueza muscular ou hábitos de má postura.
Qual a diferença de lordose e hiperlordose?
A lordose passa a ser considerada uma deformação quando atinge um ângulo superior a 60° na coluna cervical ou está entre 40° e 60° na coluna lombar, passando a chamar-se hiperlordose, que pode estar associada a uma anteversão pélvica, no caso da lombar, ou uma proeminência da cabeça, na cervical.
Como tratar retificação lombar?
A Reeducação Postural Global (RPG) e a fisioterapia são eficazes para proporcionar a correção de desvios posturais, o fortalecimento muscular, o alívio de dores e a restauração da função normal da coluna. A eletroestimulação também pode ser usada para fortalecer os músculos do tronco e reduzir as dores e incômodos.
O que é uma hiperlordose?
A Hiperlordose é a curvatura excessiva da coluna vertebral para dentro do corpo. Ela causa desconforto e dor, podendo prejudicar a lombar e a cervical. Dependendo do local, a curvatura pode ser mais ou menos acentuada.
Qual o grau normal da lordose?
A lordose é comum tanto na estrutura lombar quanto cervical. Na região cervical podem variar de 20º a 40º graus, já na região lombar podem variar entre 40º e 60º graus, sendo esses valores considerados normais.
Como corrigir a curvatura da coluna?
Os exercícios que podem ser realizados em solo, como no pilates com ou sem equipamentos, ou na água, no caso da hidroterapia, são uma ótima opção para melhorar a postura global e corrigir a curvatura da coluna.
Como diagnosticar e qual o tratamento da hiperlordose?
Diagnóstico da hiperlordose é feito em várias etapas Entre as etapas de um exame físico, está a manipulação para determinar anormalidades na coluna através do toque; e o alcance do movimento para medir o grau de extensão que o paciente alcança em movimentos de flexão, extensão, curvatura lateral e rotação.