A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
É chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas. O pensamento da Antiguidade foi retomado como base para desenvolver ideias novas. Nesse período foram feitas grandes descobertas científicas e foram criadas obras de arte belíssimas.
Resposta: Explicação:O. Renascimento propõe uma nova educação que se opunha ao velho e pedante esquema da escolástica e promova o ideal da nova vida. O aprendizado da língua e da literatura dos gregos e romanos torna-se o problema pedagógica mais importante.
Ao romper com os paradigmas defendidos pela Igreja Católica, o Renascimento representou a ascensão dos ideais burgueses sobre o pensamento e a cultura medieval. ... Como resultado imediato disso tudo, a Igreja deixou de ser vista como aquela que tinha uma resposta para todos os problemas da vida e da sociedade.
Mas em que consistia este movimento e por que foi tão importante? A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.
a) No processo de formação do mundo moderno (XII-XVII), o Renascimento introduziu algumas importantes transformações, que incidiram sobre a concepção de mundo dos homens daquela época. Colocou no centro de suas preocupações o homem, o que ficaria conhecido como antropocentrismo.
A queda de Constantinopla, a chegada dos povos bizantinos na Itália e o desenvolvimento de uma cultura clássica foram os elementos que contribuíram para o surgimento do renascimento. Aliado a isso, estava o passado cultural rico de Roma que os italianos do período renascentista tentavam reviver.
As principais características da arte renascentista são a valorização e inspiração na Antiguidade Clássica, a concepção da arte como imitação da natureza onde ela deveria ser bem representada. Também tem grande força o estudo da anatomia humana, a representação do belo na concepção greco-romana e a apresentação do nu.
A fonte de inspiração do Renascimento foi a cultura Greco-Romana, tendo vindo, portanto, da Grécia Clássica e do Império Romano.
Os renascentistas, nome pelo qual ficaram conhecidos os artistas do Renascimento, buscavam a inspiração para suas obras na Antiguidade Clássica, ou seja, na cultura greco-romana.