A formação básica do Simple Past é feita com o uso do auxiliar did nas formas negativa e interrogativa, e com o acréscimo de –ed, –ied ou –d ao final do verbo principal no infinitivo, sem o to, na forma afirmativa. Observe as tabelas abaixo e confira exemplos de conjugação do Simple Past.
Além de verbo auxiliar, o do também pode ser usado como “fazer”. Neste caso, o did pode aparecer na frase como “fiz”, “fez”, “fizemos” e “fizeram”. Veja: Phill did it for me.
“She was the last to arrive for dinner.” (Ela foi a última a chegar para o jantar.) Também pode ser usado para falar do passado, do período imediatamente anterior, último: “I went to Shanghai last week.” (Fui a Xangai na semana passada.) “Last month, she went to Australia.” (No mês passado, ela foi para a Austrália.)
O presente contínuo deve ser usado para expressar uma situação que está em progresso, ou seja, uma ação que ainda está acontecendo. Todo nosso “ando”, “endo” e “indo” dos verbos em português devem ser trocados em inglês por “ing”. She is studying English now. (Ela está estudando inglês agora).
Esse tempo verbal é conhecido como present continuous. Para usar esse tempo verbal, é muito simples – basta colocar o “verbo to be” correspondente (am, is ou are) e acrescentar -ing ao final do verbo principal. Então, temos: verbo to be + verbo com –ing. They are studying for the test now.