O nervo trigêmeo é o quinto dos doze nervos cranianos. Ele consiste de fibras aferentes e eferentes motoras, e fibras sensitivas, bem como fibras proprioceptivas, simpáticas e parassimpáticas, que são divididas em três ramos principais: o nervo oftálmico, o nervo maxilar e o nervo mandibular. Juntos esses ramos inervam as três áreas da cabeça.
A língua é a parte central da cavidade oral. É um órgão muscular, cuja base está ligada ao assoalho da cavidade oral, enquanto o seu ápice é livre e móvel.
Já que a cabeça é uma região anatômica tão vasta, sua inervação é bem extensa. Para cumprir os objetivos desta página nós vamos falar somente sobre os nervos relevantes para as estruturas anatômicas mencionadas previamente.
O depressor do lábio inferior é um pequeno músculo quadrangular encontrado na região do queixo. Ele se origina da linha oblíqua da mandíbula e se continua com a parte labial do platisma. O músculo segue superomedialmente para se inserir na pele e submucosa do lábio inferior.
A paralisia do nervo facial também pode ser secundária a uma osteomielite da base do crânio. Esta etiologia é mais frequente em pacientes idosos ou imunocomprometidos. As características identificativas são dor intensa, secreção na orelha e neuropatias cranianas progressivas. Tal como na lesão de um recém-nascido causada pelo uso de fórceps durante o trabalho de parto, a paralisia do nervo facial em um adulto também pode ser causada por qualquer trauma que afete o osso temporal.
A função do zigomático maior envolve a elevação e a eversão do ângulo da boca superolateralmente, produzindo assim o sorriso, em sinergia com outros músculos.
O segmento intracraniano (pontino ou cisternal) do nervo é relativamente curto. Ele começa na origem aparente do nervo facial e engloba todo o trajeto das raízes do nervo facial na fossa posterior do crânio. Depois, as raízes alcançam a porção petrosa do osso temporal e passam através do meato acústico interno, onde se localiza o segmento meatal. Em seguida, entram no canal do nervo facial, um canal em forma de Z no interior do qual as raízes se unem, formando o nervo facial propriamente dito. Os segmentos labiríntico, timpânico e mastóideo encontram-se dentro do canal do nervo facial.
A função desse músculo envolve a compressão da abertura nasal com sua parte transversa e a dilatação das narinas com sua parte alar. Essas ações são importantes na criação de certas expressões faciais como de raiva, mas também permitem a respiração profunda.
A síndrome de Ramsay Hunt resulta de uma reativação do vírus da varicela zoster no gânglio geniculado. Apresenta-se como uma tríade de paralisia do nervo facial, vertigens e vesículas na orelha externa ipsilateral, palato ou na parte anterior da língua. O tratamento consiste geralmente em corticoides e antivirais.
O depressor do ângulo da boca é um músculo triangular situado na lateral do mento, de cada lado da face. Ele se origina da linha oblíqua e do tubérculo mentual da mandíbula e segue quase verticualmente e superiormente, para se inserir no modíolo.
Os músculos da face, ou músculos faciais, são um grupo de cerca de vinte músculos esqueléticos planos que se encontram abaixo da pele da face. A maior parte deles se origina do crânio ou de estruturas fibrosas, e se irradiam para a pele através de um tendão elástico.
Nervos da boca O nervo trigêmeo consiste, ao todo, em três ramos nervosos, sendo o mandibular o maior deles. O ramo mandibular do nervo é responsável pela sensação na parte inferior do rosto, incluindo a sensação nos dentes, na maior parte da língua, nos músculos da mastigação e em alguns outros músculos faciais.
Nas lesões do músculo estapédio, do nervo para o músculo estapédio ou mesmo do próprio nervo facial, a paralisia do músculo estapédio pode causar hiperacusia. Nesse caso, a perda da inibição da oscilação do estribo resulta numa vibração excessiva: assim, os sons que antes eram considerados de um volume normal, agora serão percebidos como incomodamente altos.
A coroa do dente é a parte visível do dente na boca, enquanto a raiz encontra-se escondida sob a gengiva e o osso alveolar. Ela possui uma coloração branca perolada a amarela, dependendo da idade do indivíduo, sua higiene oral e estilo de vida.
No que diz respeito à drenagem venosa, a veia alveolar superior posterior, a veia alveolar superior média e a veia alveolar superior anterior drenam o sangue venoso da arcada dentária superior para o plexo venoso pterigóideo.
Todas as papilas agem como receptores do paladar, exceto pela papila filiforme, que possui um papel puramente mecânico. Você pode se perguntar que papel mecânico é esse? Bem, as papilas filiformes estão presentes na língua de todas as espécies de vertebrados, e são bastante proeminentes nos gatos. Então basicamente elas são muito afiadas, e servem para limpar os pelos. Por nossa sorte, o sabão foi inventado em 2800 A.C., então nós não temos que lamber a nossa pele para ficarmos limpos. É por isso que as nossas papilas filiformes encolheram e se tornaram menos proeminentes.
A língua consiste predominantemente em músculo. São 8 no total: 4 músculos intrínsecos e 4 extrínsecos. Para mais informações sobre estes músculos veja a seção de músculos da língua abaixo.
A inervação e suprimento sanguíneo dos dentes depende de vasos sanguíneos e nervos que chegam às arcadas superior e inferior. Como a maxila é uma parte da porção média da face e a mandíbula é parte da porção inferior da face, é lógico assumir que elas possuem estruturas neurovasculares distintas.
A função do levantador do lábio superior e da asa do nariz é elevar e everter o lábio superior, bem como elevar, aprofundar e aumentar a curvatura do sulco nasolabial.
Inervação da arcada dentária superior Ele cursa lateralmente ao seio cavernoso, e deixa o crânio através do forame redondo, na fossa craniana média, em direção à fossa pterigopalatina. Ali ele se divide, originando quatro ramos relevantes para a inervação dos dentes: nervo infraorbital. nervo alveolar superior …
A função do bucinador é comprimir a bochecha contra os dentes molares e contribuir para manter o bolo alimentar centralizado na cavidade oral, prevenindo que ele escape pelo vestíbulo da boca. Além disso, o bucinador é importante no ato de soprar e é ele que permite que os instrumentos musicais de sopro sejam tocados.
A próxima região do nervo é o segmento timpânico, que percorre a porção do canal do nervo facial que atravessa a cavidade timpânica. Este segmento emite a corda do tímpano e o nervo para o músculo estapédio. Ele termina na eminência piramidal, onde encontramos a segunda curvatura do canal facial. O nervo facial continua inferiormente no segmento mastóideo, o qual termina quando o nervo chega ao forame estilomastóideo.
Finalmente, o nervo alveolar superior anterior cursa inferiormente para formar a porção anterior do plexo dentário superior. Ele inerva o aspecto anterior do seio maxilar, bem como os dentes incisivos e caninos.
O que fazer: evitar a exposição a substâncias que provoquem coceira na garganta é a medida mais eficaz. No entanto, caso isso não seja possível, pode-se recorrer a pastilhas calmantes que tenham mel, limão ou gengibre na sua composição, ou fazer gargarejos com soluções à base de água e sal.
A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que se forma no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução.
A afta não tem uma causa definida. Ela pode surgir como pequenos machucados, com histórico de episódios recorrentes em um mesmo ano ou mês. Assim, o seu aparecimento pode estar relacionado a vários fatores, como hereditariedade, ansiedade e disfunção imunológica, sendo mais comum em adultos jovens e adolescentes.
Quando saudáveis, o revestimento da boca (mucosa bucal) é de cor rosa avermelhada. As gengivas são de cor rosa mais pálido e se encaixam firmemente ao redor dos dentes. O palato, que é o céu da boca, divide-se em duas partes.