Inicialmente a administração recebeu as influências das teorias de diversos filósofos. ... Platão também era grego e discípulo de Sócrates, este analisou os problemas políticos, sociais e culturais do povo grego daquela época, expondo seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração pública.
A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da Administração - A organização linear. O princípio da unidade de comando. A Escala hierárquica. ... Outra contribuição foi o princípio de direção, que preceitua que todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer.
Frederick W. Taylor (1856-1915) e Jules Henri Fayol (1841-1925) foram os precursores das abordagens clássica e científica da Administração. ... Em Estudo de Movimentos e Tempos, Taylor conclui que uma empresa deve padronizar os processos de produção de modo a produzir mais em menos tempo.
Taylor e Fayol tinham o mesmo objetivo, de melhorar a eficiência no trabalho. Acreditavam nas pessoas para aumentar a eficiência. Taylor, tal como Fayol, apresentavam uma visão mecanista do homem porque não se interessa pelo comportamento humano como um todo.
Tendo essa teoria, a maior relação com o trabalho gerencial na enfermagem, pois o processo de trabalho da enfermagem não é nada mecanicista, cada pessoa que procura assistência deve ser tratada de forma individualizada, não é somente seguir um protocolo passo a passo como uma receita de bolo pronta.
Enquanto no taylorismo o trabalhador era adequado à máquina, tendo sua produção cronometrada e programada para agir de modo repetitivo, o fordismo fez o contrário, adaptando as máquinas ao trabalhador, com a inovação da esteira rolante, do trabalho especializado.