Para se determinar o ângulo de Cobb deve-se desenhar uma linha na borda superior da vértebra superior mais inclinica e na borda inferior da vértebra inferior mais inclininada, em seguida, as linhas são cruzadas e a medida do ângulo onde se cruzam é o ângulo de Cobb.
A técnica de Cobb mede a amplitude da curva pela mensuração e cálculo do ângulo entre as linhas, respectivamente traçadas, que tangenciam a placa terminal superior da vértebra cranial e a placa terminal inferior da vértebra caudal, da curva escoliótica a ser medida6,11.
Para ser classificado como escoliose o ângulo deve ser maior do que 10º. Um ângulo de até 45º deve ser tratado com exercícios fisioterapêuticos científicos para escoliose e uso de órtese. Ou seja já é uma condição grave e pode ser considerada como uma incapacidade física.
Segundo Itamar, doenças como câncer, hepatite C, Parkinson, problemas graves de coluna, Diabetes, HIV Positivo e hemofílicos, Artodese, Escoliose, Artrite Reumatoide, Hérnia de Disco, Artrose, derrame, Bursite, Tendinite e LER (Lesão por Esforço Repetitivo), estão na lista das enfermidades contempladas com o benefício.
Considerando o exposto, é co siderado deficiência apenas os casos graves de deformidade. Mesmo os casos de deformidade acima de 40º podem ser tratados e não evoluírem com deficiência alguma. Vai de caso a caso mas em geral não é considerada uma deficiência física.
“Essa é a forma mais adequada porque o coração fica do lado esquerdo do corpo, enviando mais oxigênio e nutrientes para o bebê”, diz Luis Fernando. Dormir de barriga para cima ou virada para o lado direito pode bloquear o ar da gestante, e o sangue bombeará menos oxigênio para o corpo, incluindo o útero.
Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento. A boa saúde do sono deve ser estimulada em todas as faixas etárias, especialmente na infância, de forma a prover todas as condições para um crescimento saudável.
Ter um crescimento adequado A maior produção do GH é sempre à noite, das 21 às 4 horas da manhã. “Quando a criança, por vários motivos, não está na cama neste horário, a produção de GH declina e ela pode crescer menos”, explica Gustavo Moreira.
O GH (Growth Hormone) é produzido diariamente, o tempo todo, desde os primeiros de vida do ser humano. Mas esse trabalho ocorre principalmente ao longo da noite, com pico às 22h, o que significa que boas horas de sono, além de dormir cedo, implicam em maior liberação do hormônio no organismo.
"O GH é o hormônio do crescimento, também conhecido como somatotropina ou somatotropina. Ele é uma proteína produzida pela glândula hipófise que estimula o crescimento e a reprodução das nossas células. Na fase de crescimento do ser humano, esse hormônio faz com que as células aumentem de número e volume.