De aspecto viscoso como colônias bacterianas e modo de reprodução similar aos fungos, os Mixomicetos (Classe Myxomycetes) são microrganismos protistas eucariotos pertencentes ao Filo Amoebozoa e que se caracterizam por ter uma fase trófica multinucleada móvel, muito parecida com uma “ameba gigante”, chamada de ...
O Reino Fungi apresenta algumas características como a unicelularidade ou pluricelularidade, além de possuírem células eucariontes (apresentam nucleo compartimentalizado pela carioteca) e possuem nutrição heterotrófica (são incapazes de produzir o próprio alimento).
Podemos realizar a classificação dos fungos em sete filos: Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Microsporídia, Glomeromycota, Ascomycota e Basidiomycota. Os fungos são organismos agrupados, segundo a classificação de Whittaker, no Reino Fungi.
Há bactérias que vivem no solo e na água e atuam como decompositoras. Com os fungos, elas são responsáveis pela decomposição e pela reciclagem da matéria orgânica nos diferentes ambientes. São, assim, importantíssimas para o equilíbrio dos ecossistemas.
As micorrizas são associações mutualísticas entre alguns fungos e as raízes de alguns vegetais que trazem muitos benefícios para ambos. Algumas espécies de fungos podem estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, e as micorrizas são uma dessas associações.
Os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. Presentes em rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, papelão, parede, sapatos e roupas, os fungos desempenham um papel importante na economia.
Os fungos tem papel fundamental no ciclo ecológico, pois atuam como decompositores da matéria orgânica. Ao atuar neste sentido, favorecem o processo de equilíbrio natural, já que garantem a manutenção dos ciclos de vida que colaboram para a recuperação dos nutrientes investidos nos organismos mortos.
IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA: Os fungos são degradadores da natureza e sua principal importância está no fato de contribuírem para reciclagem de nutrientes para o ambiente.
Verificado por especialistas Os fungos deuteromicetos são considerados imperfeitos por causa da sua reprodução sexuada. Dentre eles há subespécies com características diferentes, como os que podem apresentar núcleos diferenciados num mesmo citoplasma formado núcleos diploides.
A importância ecológica das plantas é a de sustentação de todas as formas de vida. ... Toda a energia da cadeia alimentar vem dos seres produtores, que utilizam a energia solar para produzir biomoléculas, através da fotossíntese, e os animais se alimentam das plantas.