Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.
A filosofia é estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e éticos. A ideologia é um conjunto de ideias que se aproxima mais para o lado da visão que o ser humano tem sobre o mundo ,a ideias e doutrinas que tem como base suas ações politicas e socias.
O que é ideologia Por exemplo, ideologia pode ser: (1) o conjunto de ideias de um grupo; (2) a produção de significados e valores; (3) a manipulação por meio de ideias; (4) as ideias e valores da classe dominante; (5) falsas ideias; (6) uma forma de entender o mundo; entre outros.
As principais características da Ideologia são: uso da racionalidade - o pensamento é formado com base na razão; pensamentos democráticos - cada pessoa tem a sua ideologia, que pode ser: política, religiosa, musical, dentre outras. poder de influência - as pessoas podem ser influenciadas por outras ideologias./span>
Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a humanidade, a liberdade, a igualdade, a nação, ou o Estado.” ( ...
As principais características da ideologia são o seu caráter naturalizador, lacunar, representativo, universalizador e transformador./span>
No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
A Política do Brasil funciona sob o modelo de república federativa presidencialista, formada pela União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.