Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima. Essas características variam conforme a localização geográfica dessas regiões.
Os estados do Brasil abrangidos pelo Cerrado são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de alguns encraves (terreno dentro de outro) no Amapá, Amazonas e Roraima.
O clima do Cerrado é tropical sazonal, apresentando duas estações definidas: uma seca e outra chuvosa. Os solos desse bioma são geralmente pobres em nutrientes, apresentam coloração avermelhada e alta porosidade.
O solo da Caatinga é definido, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos, como raso a profundo. É rico em minérios, mas pobre em matéria orgânica, em razão das características do clima, da hidrografia e da vegetação da região. As texturas são arenosas e argilosas.
O solo do Pantanal é principalmente arenoso e argiloso, esse fator associado à baixa declividade e aos muitos rios dessa região contribui para o alagamento do Pantanal. ... O nível dos rios e lagoas aumenta provocando enchentes e o Pantanal se torna um enorme alagado.
O Pantanal é um dos menores biomas existentes no Brasil. Sua localização está na região Centro-Oeste, nos estados do Mato Grosso (no sul do estado) e do Mato Grosso do Sul (no noroeste do estado), além de poder ser encontrado no Paraguai e na Bolívia.
Peixes: piranha, pacu, pintado, dourado, cachara, curimbatá, piraputanga, jaú e piau, entre outros; Répteis: jacaré, sucuri, jiboia, cobra-d'água, camaleão, calango-verde, jabuti, cágado etc. O tucano é uma das aves que habitam o Pantanal.
A região de pantanal é muito quente e úmida, além de não haver indícios da presença de um mar nessa região. Existem outros biomas similares, como é o caso dos mangues, que são regiões alagadas, quentes e úmidas, porém, a vegetação é bem maior, e a maior parte da água que alaga a região é salina.
Por que o Pantanal alaga? De forma geral, as chuvas ocorrem com maior freqüência nas cabeceiras dos rios que deságuam na planície. Com o início do trimestre chuvoso nas regiões altas (a partir de novembro), sobe o nível de água dos rios, provocando as enchentes.
Após sofrer com o pior episódio de incêndios em décadas, o Pantanal brasileiro finalmente está se recuperando! Com o retorno das chuvas a vegetação está renascendo aos poucos e os animais estão retornando a seu habitat natural! Com as chuvas dos últimos meses a vegetação começou a se regenerar em partes do Pantanal!
A vegetação do Pantanal é muito variada, principalmente em função da inundação e do solo. ... Nas águas permanentes são comuns os camalotes (Eichhornia, Pontederia) e o baceiro ou batume, vegetação flutuante, formada principalmente por ciperáceas e diversas plantas aquáticas.
Se estende desde o Mato Grosso até o Mato Grosso do Sul, tendo como principais cidades:
Provavelmente a fauna mais rica do planeta, o Pantanal é composto por diversas espécies de peixes, mamíferos, répteis, aves. Segundo pesquisas, o bioma possui aproximadamente 1.
O conjunto de animais que vive e compartilha de um mesmo ambiente ou espaço geográfico é chamado de fauna. O termo está ligado, também à flora, conjunto de vegetais e plantas de determinada região. Assim, por constituírem as características de lugar, possuem variedades dependendo do ambiente em que se encontram.
Essa ave é símbolo do Pantanal e está sendo utilizada em artes visuais da Copa do Mundo 2014 da FIFA. O tamanduá, lobo-guará, bicho-preguiça, ariranha, tucanos, periquitos, beija-flores, papagaios, emas, jacarés, piranhas, pacus, pintados e dourados são outros animais bastante famosos na região.
A despeito de possuir muitas espécies, até o momento foram catalogadas: 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves, 1.