A principal maneira de enfatizar a Filosofia na sala de aula é proporcionar o diálogo, a expressão de ideias, a vivência com pensamentos diferentes, o questionamento a argumentação. Sua abordagem deve ser organizada de modo a tematizar e problematizar algumas categorias da área, fundamentais à formação dos estudantes.
O profissional se debruça sobre questões como ética, estética e política. A partir da especulação e da argumentação, destrincha a natureza das ideologias, dos valores, das ciências e das relações humanas. A principal área de atuação desse profissional é o ensino da Filosofia, tanto no Ensino Médio quanto no Superior.
A Filosofia em sala de aula deve proporcionar aos alunos o ato da pergunta, do questionamento, do diálogo investigativo, da reflexão autônoma, da discussão, da percepção e da construção de significados.
Há várias formas de estudar Filosofia. Em alguns casos, estudam-se os principais filósofos, suas vidas e ideias. Em outros casos, estudam-se os conceitos – o que os filósofos tinham a dizer sobre a verdade, Deus, o livre arbítrio e inúmeras outras questões.
Os principais conceitos de filosofia no Ensino Médio, que devem ou deveriam ser passados aos jovens, são:
Questões de Filosofia no Enem Em geral, as questões de Filosofia vão cobrar do estudante: 1. apenas a capacidade de ler e interpretar textos filosóficos; ... capacidade de ler, interpretar e relacionar o que foi lido a um conteúdo específico de outra disciplina, como a História, a Geografia ou a Sociologia.
aprender sobre teorias, mitos e conclusões.
a filosofia tem por objetivo duvidar , questionar sempre. chegar ao conhecimento verdadeiro através da logica.
O objetivo da filosofia é conhecer e contemplar a verdade. A filosofia se faz importante a medida que nos provoca a pensar sobre nossa existência, as relações humanas por exemplo. Além disso, nos leva a fazer perguntas pertinentes para entender quem somos e de onde viemos.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
Resposta. A. As viagens marítimas, invenção do calendário, invenção da moeda, surgimento da vida urbana, invenção da escrita alfabética, invenção da política.
A estruturação da polis grega, da política e dos debates e discussões que visavam as leis humanas, foram determinantes para o início da filosofia.
Alguns fatores que favoreceram o surgimento da filosofia foram: política, religião e o pensamento.
Mas com o tempo, algumas contradições foram sendo percebidas e exigiram novas explicações. Surge, então, a Filosofia. Eis os principais fatores que contribuíram para o seu aparecimento: ... - A construção do calendário que permitiu a medição do tempo segundo as estações do ano e da alternância entre dia e noite.
Os principais problemas filosóficos da Filosofia Antiga eram a busca pela arché - na época dos pré-socráticos - e, no período clássico, o problema de como se estabelecia o conhecimento verdadeiro, como conduzir a Pólis e como viver a vida.
Surge como uma nova forma de pensar e ver o mundo A Filosofia Antiga abrange um período em que os pensadores gregos viviam em busca constante pela sabedoria. Seu surgimento ocorreu no século VII a.C e perdurou até a queda do Império Romano. O termo filosofia advém do grego e tem como significado “amor ao conhecimento”.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.