Quais são os principais equipamentos de UTI?
A UTI é setor obrigatório em todo hospital, devendo ter uma área distinta com capacidade de leitos de 6% a 10 % do total de leitos existentes no hospital, sendo sua planta física composta de 9 a 10 m2 por leito, ter uma iluminação adequada com um gerador próprio, um ambiente climatizado, paredes laváveis, a unidades ...
A equipe da UTI tem como objetivo dar a melhor assistência a todos os pacientes e oferecer apoio aos familiares. O que é Unidade de Terapia Intensiva? A UTI é uma unidade hospitalar de pacientes que necessitam de cuidados intensivos por uma equipe especializada composta por profissionais de diferentes áreas.
A unidade de terapia intensiva (UTI) caracteriza-se como “unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que com o suporte e tratamento intensivos tenham possibilidade de se recuperar”.
Dessa forma, ele precisa monitorar os sinais vitais, como respiração, pulso, pressão arterial, dor e temperatura. Ele também tem a obrigação de respeitar o protocolo desenvolvido pela gestão para evitar surpresas e controlar o quadro.
A UTI é, juntamente com a Unidade Semi-Intensiva e a Unidade Coronariana (UCO), uma das 3 unidades do Centro de Terapia Intensiva (CTI). Na UTI, ficam os doentes mais graves, que requerem mais cuidados que na Semi-Intensiva. Já para a UCO, são mandados aqueles doentes que apresentam algum problema cardíaco.
O CTI (Centro de Terapia Intensiva) não abriga casos especializados em uma patologia específica, mas sim todos os pacientes que precisam de acompanhamento intensivo. Geralmente encontrada em hospitais de porte menor, mas que contém a mesma estrutura interna de uma UTI, com a aparelhagem e a equipe multidisciplinar.
O Centro de Terapia Intensivo reúne os pacientes de casos graves que precisam de cuidados avançados de uma equipe de médicos e enfermeiros com amplo conhecimento. Durante toda a internação do CTI o paciente é monitorado, para caso haja alguma situação emergencial ele possa ser atendimento o mais rápido possível.
A Sala Vermelha é destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A Sala Vermelha é destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A UCI é uma unidade semi-intensiva, destinada aos recém-nascidos com risco médio de complicações e que necessitam de assistência contínua.
Unidade de Cuidados Intermediários – UCI - Hospital Santa Cruz.
A UCI é uma unidade de internação destinada a pacientes semicríticos/potencialmente críticos, que requerem atenção de enfermagem contínua, com recursos humanos especializados, materiais específicos e outras tecnologias destinadas ao diagnóstico e terapia.
--> A UTI/UCI Pediátrica deve ter obrigatoriamente como responsável técnico um pediatra com habilitação em medicina intensiva pediátrica. A UTI Neonatal deve ter como responsável técnico um especialista em pediatria com área de atuação em neonatologia ou em medicina intensiva pediátrica.
UTI Neonatal é um espaço reservado para tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. Nem sempre os bebês internados nas UTI's neonatais estão doentes. Algumas vezes eles estão apenas crescendo e se tornando aptos para respirar, sugar e deglutir.
As UTIs Neonatais atendem recém-nascidos com idade entre 0 e 28 dias; as pediátricas atendem crianças a partir de 28 dias até 14 ou 18 anos, dependendo das necessidades de cada região e das normas institucionais; as UTIs para adultos, por sua vez, atendem pessoas com idade acima de 18 anos.
Número de Leitos Um método empírico freqüentemente relatado é que um hospital geral deveria destinar 10% da capacidade de leitos para UTI. Uma UTI deve existir com no mínimo cinco leitos, em hospitais com capacidade para cem ou mais leitos.