crossorigin="anonymous">
No poema Retrato, é possível reconhecer uma estrutura comparativa entre duas pessoas: do passado e do presente. Para isso, o eu-lírico utiliza-se de alguns termos para caracterizar algumas partes do corpo desse eu que está sendo moldado a partir das decorrências do tempo cronológico.
Resposta. creio o tema principal seja a identidade pessoal do eu lírico e a passagem do tempo e o envelhecimento.
Diferentemente do épico e do dramático, em que existem personagens que emitem suas vozes, o lírico é caracterizado por essa enunciação em que uma voz assume-se como eu. Seu aspecto primordial tem na enunciação em eu o meio principal de reconhecimento.
O eu lírico demostra melancólico por sentir falta (saudades) de sua terra natal (Portugal). Essa emoção pode ser encontra em pontos por exemplo quando ele compara os pássaros: "As aves, que aqui gorjeiam, "As aves, que aqui gorjeiam,Não gorjeiam como lá."
Saudosismo, exaltação da natureza, patriotismo exacerbado (UFANISMO) são três características do Romantismo neste poema.
Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.