Processo fundamental para a manutenção da vida, através do qual se dá a entrada (inspiração) e saída (expiração) de ar dos pulmões e consequentes trocas gasosas (transformação do sangue venoso em sangue arterial ou hematose) efetuadas entre o tecido pulmonar e o sangue dos capilares do pulmão.
Na linguagem vulgar, respiração é o ato de inalar e exalar ar através da boca, das cavidades nasais ou através da pele para efetivamente serem processadas as trocas gasosas ao nível dos pulmões.
A respiração pulmonar corresponde ao processo em que as trocas gasosas ocorrem nos pulmões. Os animais que apresentam a respiração pulmonar são: alguns moluscos, a maioria dos anfíbios adultos, répteis, aves e mamíferos. O ser humano realiza a respiração pulmonar e a respiração celular.
A função principal da respiração é suprir nosso corpo de oxigênio, executando trocas gasosas entre nosso organismo e o meio, removendo o produto gasoso (dióxido de carbono) do metabolismo celular. A troca gasosa é realizada pelos alvéolos, nos pulmões, e o ambiente.
Geralmente, adultos em condições normais tem entre 60 e 80 batimentos cardíacos por minuto. Para verificar a frequência respiratória, ponha a mão próxima às narinas do paciente para sentir se há entrada e saída de ar. Outra forma é encostar a cabeça no tórax do paciente e sentir os movimentos.
Frequência respiratória é o número de inspirações que você dá por minuto. A média de um adulto em repouso é de 12 a 20 respirações por minuto. Se um ser humano parado respira menos de 12 vezes ou mais de 25 por minuto, isso pode ser um problema.
O adulto normal em repouso respira confortavelmente 12 a 18 vezes por minuto. (Peach, 1998). Em recém-nascidos o valor normal é de 30 a 40 respirações por minuto e em crianças de 25 a 30 respirações por minuto.
Sinais vitais são medidas corporais básicas, essenciais para que nosso corpo funcione bem....Os sinais vitais compreendem: